
Pré-candidato do PST teria desistido da disputa
Ainda faltam 195 dias para as eleições, mas o elenco de pretendentes a um mandato de deputado estadual realmente com raízes no município de Magé, começa a ser definido antes mesmo das convenções partidárias que, pelo prazo legal, terão de acontecer até o dia 30 de junho. Até o mês passado eram quatro os pré-candidatos mageenses a uma cadeira na Assembleia Legislativa, mas o meio político foi surpreendido essa semana com a informação de que o ex-vice-presidente do diretório local do PMDB, André Vinícius, agora filiado ao PSL, teria jogado a toalha.
Confirmada a desistência de André, deverão confirmar candidatura nas convenções o ex-prefeito Rozan Gomes (PTB), o filho da ex-deputada Jane Cozzolino – que teve o mandato cassado pelo plenário da Alerj no dia 1º de abril de 1998, acusada de quebra de decoro parlamentar – Renato Cozzolino Harb (PR) e a secretária de Governo, Sônia Sthoffel, a Soninha (PRB). Rozan deverá fazer uma dobradinha com o deputado federal Leonardo Picciani (PMDB) e Renato poderá formar uma dupla com também federal Eduardo Cunha, líder na bancada do peemedebista na Câmara dos Deputados, enquanto Soninha virá com a “benção” do senador e ministro da Pesca, Marcelo Crivella e o apoio do prefeito Nestor Vidal, fechando um bloco de parceria em torno de um programa de ação parlamentar voltado o município.
O elenco de candidatos realmente de Magé poderá ser ampliado pelo lançamento de um ou dois vereadores a deputado estadual, mas até agora nenhum dos 15 membros da Câmara Municipal confirmou-se como pré-candidato a deputado estadual e os votos mageenses também voltarão a ser disputados por candidatos de fora. De Duque de Caxias, por exemplo, já se movimentam pelo município os deputado Marco Figueiredo e o suplente em exercício de mandato, Ricardo Corrêa de Barros, o Ricardo da Karol. Para deputado federal o único nome local até agora confirmado como pré-candidato é do empresário José Augusto Nalin, filiado ao PMDB.