Merenda democrática

Alunos da rede de ensino de Magé agora escolhem o que vão comer 

A partir do primeiro dia de aula do segundo semestre desse ano letivo nas escolas municipais de Magé, os estudantes vão comer o que escolherem através de votação. O cronograma de alimentação foi definido pelas nutricionistas da rede e consta de café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Foram montados cardápios com os alimentos preferidos nas escolas e balanceados de acordo com as necessidades de cada faixa etária. A escolha se dá por eleição direta e começou pela Escola Municipal Professora Darléia da Costa Maia, no bairro Roncador. “O trabalho começou há 15 dias quando contamos sobre o processo eleitoral e amadurecendo a importância da participação deles. Vemos a animação e a curiosidade nos corredores com um contando ao outro o seu voto”, revelou a diretora Áurea Celeste Franco.

O esquema de eleição conta com mesário, cabine e urna de votação com cédulas para a marcação da refeição escolhida. “A escolha tem vários fatores positivos e eu destaco a contribuição que ela proporciona na aceitação da merenda, que leva à diminuição do desperdício de alimentos”, disse a secretária de Educação, Ângela Lomeu, afirmando ainda que “esse ato desenvolve o senso da democracia”.

Comentários:

  1. Essa boa iniciativa vai ajudar bastante os alunos a se alimentarem melhor. Será o que eles escolherem devidamente balanceada pelas nutricionistas da rede.

  2. Bom dia,
    esta e uma boa iniciativa mais acho também que a prefeitura deveria privilegiar o produtor local
    na compra de verduras, legumes e frutas de nossa região ou obrigar a empresa fornecedora a comprar
    do nosso produtor empresa diga-se passagem de excelente qualidade que foi implantada aqui pelo
    Sr Ezequias.

  3. Não cultivamos o hábito da alimentação saudavel.Onde é distribuida, a merenda passa por adequação aos gostos regionais de um paiz rico, ¨”onde, em se plantando, tudo dá”.A iniciativa, embora louvavel não é inédita no Brasil e vai minimizar o desperdicio vigente há muito tempo.

  4. Poxa! Eu queria esta estudando nesse colégio municipal e podendo escolher o que comer. Aqui em casa, não dá para escolher não! Gostaria de comer alguma coisa diferente e pudesse escolher né! Será que a Diretoria vai deixar eu me matricular nessa escola? Mas só se for para começar na Primeira Série A. Assim eu comeria por muito tempo! Parabéns!

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.