Prefeito e sua sombra respondem por improbidade em Araruama

Miguel Jeovani e empresário que se apresenta como o bam-bam-bam do governo são acusados de fraude em processo licitatório

Apontado como coordenador da campanha do prefeito Miguel Jeovani em 2012, o empresário Elson da Silva Fiho, dono da empresa Alpha Terraplanagem, faz companhia a Miguel em Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa promovida pelo Ministério Público, por conta, segundo relata o promotor de Justiça Sergio Luiz Lopes que presidiu o inquérito que resultou nessa ação judicial, de “graves irregularidades no procedimento licitatório para a locação de veículos e equipamentos visando à manutenção de vias e logradouros públicos do município de Araruama”. O processo é relativo ao contrato nº 14/2013, firmado em janeiro do ano passado, sem licitação, no valor de R$ 3.093.165,12, feito em caráter emergencial sem que, sustenta o MP na ação, tenha sido publicado qualquer aviso de licitação ou dispensa nas edições do boletim oficial que circularam naquele mês.

Pelo que foi apurado, o processo administrativo para a contratação da Alpha começou a tramitar no dia 2 de janeiro, quando a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos solicitou a locação de veículos e equipamentos. No mesmo dia o Departamento de Compras enviou fax as empresas Sellix Ambiental, FGC Pavimentação, Construtora Heringer, Alpha Terraplanagem e Satierf Construções, que apresentaram propostas. No dia 3 de janeiro foi feita a reserva de R$ 3.093.165,12 e no mesmo dia o prefeito Miguel Jeovani autorizou a despesa e a dispensa de licitação em favor da Alpha.

Em maio deste ano, ao depor junto ao Ministério Público, Elson negou ter atuado como coordenador da campanha do prefeito Miguel Jeovani e ter feito qualquer doação pessoal, mas, pelo que já foi apurado, ele fez vários contados com supostos parceiros durante a campanha, promoveu reuniões e comandou reuniões e definia as ações. Além desse envolvimento com a campanha negado por ele, foi constatado ainda que ele tinha trânsito livre em todos os setores da Prefeitura e seria ele o responsável por definir as empresas que participariam das concorrências no município.

Matérias relacionadas:

Araruama quer saber quem manda na Prefeitura

Empresário é quem estaria governando Araruama

Contrato suspeito teria sumido em Araruama

MP aponta mais irregularidades em Araruama

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.