Eleição na Câmara de Rio das Ostras vira caso de polícia

Desaparecimento de vereador gerou suspeita

Até às 17h da última terça-feira, 30 minutos antes do horário marcado para o início da sessão convocada para a eleição da nova composição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras para o biênio 2015/2016, o vereador Robson Carlos de Oliveira Gomes, o Robinho, já tinha (incluindo o dele) os sete votos necessários para ser eleito presidente da Casa, derrotando o atual, Alzenir Pereira de Mello, o Nini, que conta com o apoio do prefeito Alcebíades Sabino. A eleição que já estava ameaçada, por conta de uma manobra do próprio Nini – que, embora a tivesse convocado, já pressentira a derrota e pretendia ganhar tempo – não aconteceu por outro motivo, o desaparecimento do vereador Gelson Miranda Apicelo (PDT), filho do vice-prefeito Gelson Apicelo.

Gelsinho, como o vereador é mais conhecido, havia passado os últimos dias reunido com Robinho e mais cinco vereadores, estava certo para votar na chapa de oposição, mas desapareceu quando deixou o grupo para ir em casa se arrumar para a sessão. Marcado por mistério, o desaparecimento virou caso de policia e, durante boa parte do dia de ontem o grupo oposicionista passou na Delegacia de Polícia da cidade, prestando depoimento.

Pressionado pelo pai e pelo próprio prefeito a votar pela permanência de Nini, Gelsinho teria ligado para um de seus pares momentos antes da sessão e comunicado que faltaria porque precisava socorrer a mãe, que teria passado mal depois de saber que pai e filho teriam discutido por causa das pressões de Sabino. Isso não havia se confirmado durante a noite de terça-feira e o desaparecimento de Gelsinho passou a ser atribuído a uma ação do grupo situacionista, para impedir que ele votasse contra a reeleição de Nini.

Formada por 13 vereadores, a Câmara de Rio das Ostras precisaria de quorum mínimo sete parlamentares para eleger o novo presidente. Se 12 deles estivessem presentes e seis votassem em Robinho, Nini sairia vencedor por ser mais velho que Robson. Com a ausência de Gelson o grupo da oposição preferiu não entrar em plenário, evitando assim que a eleição acontecesse.

A eleição da nova mesa diretora vai continuar sendo o assunto do dia até que realmente aconteça. A questão é de grande interesse do governo, pois o prefeito Alcebíades Sabino precisa reeleger Nini para conseguir manter o controle sobre o Poder Legislativo, onde tem conseguido fazer valer sua vontade.

 

Matérias relacionadas

Presidente da Câmara de Rio das Ostras manobra para permanecer no cargo

Duelo de “titãs” vai sacudir Rio das Ostras

Comentários:

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.