Lideranças vêem tentativa de golpe em Casimiro de Abreu

Há quem entenda que Pezão quer submeter o governo para poder, através de seus pares na Câmara Municipal, controlar a cidade

Lideranças locais desconfiam das intenções dos vereadores

Já visto com reserva nas ruas da cidade, o presidente da Câmara de Vereadores de Casimiro de Abreu, Alessandro Macabu Araújo, o Pezão (PSC), pode ter cometido suicídio político ao tirar do bolso do paletó cópia de um projeto de lei apontado como inconstitucional por quem entende do assunto, transformando os membros da Casa em justiceiros, dando-lhes poder para condenar sem defesa o governante da cidade. O projeto, que deverá ser apreciado em segunda votação nessa terça-feira, autoriza a Câmara por em votação o afastamento do prefeito por um período de 180 dias, mesmo sem um processo formal e comissão processante, bastando para isso a abertura de um simples inquérito. Como atualmente qualquer denúncia anônima e sem comprovação vira procedimento investigativo, o governante terá contra si uma faca encostada na garganta todos os dias, criando uma instabilidade jurídica e fazendo do gestor municipal refém de uma Câmara nem sempre bem intencionada.

Para algumas lideranças comunitárias e políticas, os vereadores estariam agindo em retaliação às demissões de ocupantes de cargos comissionados na Prefeitura por conta da crise financeira enfrentada pelo município, devido a perda de quase 60% da receita gerada pelos royalties do petróleo. No entender dessas lideranças a Câmara quer ter o prefeito nas mãos, para obrigá-lo a fazer o que os vereadores quiserem.

Além de tentar obrigar o prefeito a atender aos interesses pessoais dos vereadores, entendem essas lideranças, esse projeto de lei também serviria como forma de pressão para levar o atual prefeito a apoiar um projeto pessoal do presidente da Câmara, pois Pezão quer ser candidato a prefeito em 2016 e queria, com isso, forçar o apoio do governo a sua candidatura. “Temos um vereador de atuação medíocre, completamente queimado junto aos eleitores, querendo ser prefeito. Já acho muito difícil ele conseguir renovar o mandato de vereador!”, exclama uma liderança local, completando que tudo o que a oposição gostaria é ter Pezão disputando a Prefeitura: “é o adversário que todo mundo gostaria de ter”.

Comentários:

  1. Espera aí, essa Câmara custa tão caro e não tem um procurador competente para orientar esses analfabetos jurídicos sobre inconstitucionalidade? Essa lei é tão absurda quanto a composição da Casa.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.