Nova Iguaçu vai eleger menos oito vereadores em 2016

O corte de oito cadeiras não foi por economia

Mas os gastos serão os mesmos, pois a estrutura poderá ser ampliada

Composta nessa legislatura por 29 vereadores, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu passará a ter menos oito cadeiras e a decisão nada tem a ver com a crise financeira. É que a Casa tinha antes 21 vereadores, aumentou para 29 em 2016, mas não teve como ampliar o quadro de assessores, pois o volume constitucional de repasse financeiro permaneceu o mesmo. Para poder empregar mais  “e dar melhores condições de trabalho aos eleitos”  foi feita uma alteração da Lei Orgânica do  município, voltando a 21 vereadores a partir de 1º de janeiro de 2017. “Não há nenhuma boa intenção nisso. A alegação é de que o trabalho ficou prejudicado por causa da redução de estrutura. Aumento de estrutura para a Casa significa poder nomear mais assessores e gastar com viagens desnecessárias”, disse ao elizeupires.com um membro da Câmara, que, entretanto, votou pela redução.

A Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu chegou a ter 33 vereadores, caindo para 21 nas eleições de 1988, passando para 29 no pleito de 2012. A volta aos 21 membros foi decidida por um grupo que se considera com mais facilidade para se reeleger a contragosto dos vereadores com menor representatividade. O projeto recebeu uma emenda do vereador Fernando Bernardes, o Fernandinho Moquetá (PPS), que pretendia fixar a formação da Casa em 23 cadeiras.

“Com 21, 29 ou 50 vereadores os gastos da Câmara serão os mesmos, pois o Poder Legislativo é mantido com o repasse constitucional vinculado a receita do município. Mais vereadores só representa um número menor de assessores para cada um deles e é com isso que a maioria está preocupada e não com a qualidade do trabalho legislativo”, disse um outro vereador.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.