TRE confirma cassação do prefeito de Itaboraí

Helil ainda pode recorrer da decisão

Esquema envolveu crime eleitoral e assassinato

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ)confirmou na noite de ontem a decisão de primeira instância que cassou o mandato do prefeito de Itaboraí, Helil Cardoso (PMDB) e do vice-prefeito Audir Santana (PSC), por abuso de poder econômico. A corte colegiada entendeu que a chapa vencedora da eleição de 2012 foi beneficiada por um esquema de mensagens telefônicas informando à população de que a candidatura do então prefeito, Sergio Soares, que disputava a reeleição pelo PP, estava impugnada. Helil ainda poderá recorrer ao próprio TRE e depois ao TSE, se necessário. Mantida essa decisão quem assume a Prefeitura é o deputado federal Altineu Cortes (PR), segundo colocado no pleito.

A sentença contra Helil e Audir foi proferida em agosto do ano passado pela juíza da 104ª Zona Eleitoral, Lívia Gagliano Pinto, no processo 901-90.2012.6.19.0104. Cardoso foi eleito com 38.917 votos (32,69% dos votos válidos) contra os 37.660 (31,63%) obtidos por Altineu Cortes (PR), que ficou em segundo lugar e é o substituto legal no caso de a cassação do prefeito e do vice eleitos serem mantidas.

Além de crime eleitoral, o esquema de mensagens telefônicas também resultou em assassinato. O esquema de mensagens de texto e de voz foi contratado junto ao empresário Itamar da Silva Júnior, dono de uma empresa de telecomunicações, que acabou assassinado depois de supostamente ter ameaçado revelar o esquema que teria beneficiado Helil. Itamar não chegou a receber o dinheiro e nem teve tempo de cumprir a ameaça de revelar o esquema ao Ministério Público, pois foi sequestrado e morto a tiros no dia 11 de janeiro de 2013.

Matérias relacionadas:

Segundo colocado pode assumir Prefeitura de Itaboraí

Banditismo e política se misturam em Itaboraí

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.