Segredos da previdência própria de Rio Bonito levam servidores municipais a temerem pelo futuro

Solange tem o controle do instituto

De caixa vazio e mal administrado, segundo afirmam seus segurados, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Rio Bonito (Iprevirb), não é garantia de nada para os aposentados e pensionistas que dependem do órgão para receberem seus proventos. Pelo menos essa é a opinião de alguns servidores e, de acordo com eles, ninguém sabe a quantas andam as finanças do instituto e qual o tamanho dá dívida da Prefeitura com órgão. Estimativas feitas em janeiro de 2013 apontavam um rombo de R$ 6 milhões desde um parcelamento feito na gestão do prefeito Luiz Alves Antunes, mas como o compromisso não foi honrado e a prefeita Solange de Almeida não tem feito os repasses regulares da contribuição patronal, os servidores ativos não sabem como será o amanhã e os inativos ficam na dependência da Prefeitura para terem no fim de cada mês o que lhes é de direito.

“A falta de transparência dificulta muito as coisas. Não sabemos a realidade financeira do nosso órgão previdenciário, porque nada é feito de forma clara”, diz um servidor da Secretaria de Fazenda quem em 2017 já terá tempo de contribuição suficiente para se aposentar e teme pelo futuro. Para ele, a contabilidade do Iprevirb deveria passar por uma auditoria independente.

Além de não honrar o parcelamento da dívida, apontam servidores, o governo fez mudança na lei que instituiu a previdência municipal para poder nomear quem bem entendesse na administração dos recursos financeiros que são dos funcionários e não da municipalidade. Foram criados 24 cargos de confiança para serem preenchidos por indicados dos poderes Executivo e Legislativo. Com isso a entidade que era administrada por funcionários de carreira escolhidos em eleição direta, passou a ser controladas por indicação política.

No inicio deste mês, por exemplo, a prefeita Solange Almeida nomeou para presidir o órgão o advogado José Antonio Cardoso, conhecido na cidade como Noslem. Em 2013 José Antonio, que é funcionário de carreira da Câmara de Vereadores, foi nomeado para o cargo de diretor financeiro, o que não poderia acontecer, uma vez que, além de sua função efetiva no Legislativo de Rio Bonito, ele ocupava um cargo de confiança na Câmara de Itaboraí naquele ano.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.