São Gonçalo concilia dívida ativa até quinta

A Prefeitura espera fazer caixa para fechar as contas de 2016

Mutirão promovido pelo Tribunal de Justiça visa reduzir volume de processos de execução fiscal

Os contribuintes de São Gonçalo que estão com processos de execução de dívidas com a municipalidade poderão fazer uma conciliação até a próxima quinta-feira, através do “Concilia São Gonçalo”, um mutirão promovido pelo Tribunal de Justiça em parceria com a Prefeitura. O município tem cerca de 460 mil processos de execução fiscal, fora os débitos ainda ajuizados. O programa de conciliação, além de ajudar o contribuinte a ficar em dia com o fisco, contribui para a redução no número de processos em tramitação nas Varas de Fazenda Pública. O acordo, com desconto de até 100% nos juros e multas que incidem sobre os impostos municipais, é feito no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Avenida Presidente Kennedy 721, bairro Estrela do Norte), onde as equipes de atendimento estão a postos.

O mutirão atende a contribuintes – pessoas física e jurídica – interessados em negociar dívidas de IPTU, ISS, ITBI e taxas, com descontos de até 80% em juros e multas para parcelamentos em até 24 vezes e com 100% de desconto sobre os encargos, dependendo do valor do débito, para os que optarem pelo pagamento a vista. Em caso de acordo, orienta o Tribunal de Justiça, nos casos de parcelamento, “o contribuinte terá que pagar rigorosamente em dia para manter o benefício concedido”.

O programa de conciliação de dívida ativa foi estendido para outros municípios pelo Tribunal de Justiça, após o sucesso do Concilia Rio, realizado em agosto deste ano, com a presença da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Nancy Andrighi, responsável pela iniciativa. O mutirão gerou uma arrecadação de R$ 1,7 bilhão à Prefeitura do Rio, o equivalente à arrecadação de IPTU de quase um ano inteiro em apenas 12 dias de trabalho, quando foram atendidos ceca de 30 mil contribuintes.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.