Apesar da crise AgeRio concederá mais créditos este ano

Os empreendedores Marcelo Ramos e Gabriel Romualdo foram premiados pela cerveja artesanal que lançaram no Complexo do Alemão

A agência de fomento agora está atuando nas Parcerias Público-Privadas

Durante o ano passado a Agência Estadual de Fomento aprovou mais de 10 mil financiamentos de negócios em vários municípios fluminenses e a expectativa é de conceder o dobro ao longo de 2016. É que a AgeRio passou criou o Fundo Estadual de Fomento ao Microcrédito Produtivo Orientado para Empreendedores (Fempo) e passou a operar como o braço do governo do estado na elaboração das Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Segundo o presidente da agência, Domingos Vargas, 2015 foi um ano promissor e 2016 não deverá ser diferente. “Vamos aprimorar nossa expertise, que é a geração de emprego e renda, e o relacionamento com nossos clientes, com linhas de crédito customizadas, que atendem às necessidades de cada solicitante. Acredito que 2016 tem tudo para ser promissor, pois há muita gente analisando oportunidades, além de empresas de diversos segmentos interessadas em investir no Rio. Esse interesse é positivo para as operações de crédito e representa uma oportunidade de diversificação da economia”, diz Vargas.

De acordo com Vargas, o Fundo Estadual de Fomento ao Microcrédito Produtivo Orientado para Empreendedores está voltado mais para as comunidades. “Nosso foco são as comunidades com UPPs e em processo de implantação das UPPs, e as prefeituras que tenham celebrado convênio com a AgeRio. No entanto, o Fempo permite a ampliação do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado para empreendedores de todo o estado. A AgeRio oferece apoio financeiro e atua junto ao empreendedor, olhando o negócio de perto, orientando sobre opções de investimento. Os financiamentos vão até R$ 15 mil, com prazo de pagamento de até 24 meses, e três meses de carência e taxa de juros de 0,25% ao mês, a mais baixa do mercado. Além disso, atualmente, nossa carteira administrada de ativos é de aproximadamente R$ 3 bilhões, com recursos próprios, fundos estaduais e repasses do BNDES, FGTS e Finep, o que nos permite apoiar do pequeno empreendedor às grandes empresas”, completa.

Em dezembro, por exemplo, os empreendedores Marcelo Ramos e Gabriel Romualdo, donos do rótulo de cerveja artesanal “Complexo do Alemão” e de um bistrô que funciona na comunidade, foram os vencedores do Prêmio Empreendedor 2015, promovido pela AgeRio em parceria com o Sebrae, para incentivar o empreendedorismo nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.