Prefeita de Rio Bonito é indiciada pela Lava Jato

Solange diz estar indignada com a denúncia apresentada ao STF por Rodrigo Janot

Rodrigo Janot afirma que Solange Pereira de Almeida sabia que requerimentos seriam usados “para obtenção de vantagem indevida”

Denunciada por corrupção passiva junto com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), a prefeita de Rio Bonito, Solange Pereira de Almeida, do mesmo partido, tinha conhecimento de que os dois requerimentos de informações sobre contratos de um grupo de empresas multinacionais com a Petrobras seriam usados como instrumento de pressão para que propinas voltassem a ser pagas a Cunha. Solange, que exercia mandato de deputada federal quando os pedidos de informações foram formulados ao Tribunal de Contas da União e Ministério das Minas e Energia, segundo denúncia oferecida contra ela e o deputado no Supremo Tribunal Federal pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, tinha “ciência de que os requerimentos seriam formulados com desvio de finalidade e abuso de prerrogativa de fiscalização inerente ao mandato popular para obter vantagem indevida”.

Ainda de acordo com a denúncia de Janot, “em razão da pressão exercida os pagamentos foram retomados a partir de setembro de 2011”. O procurador geral da República não tem dúvidas de que a hoje prefeita de Rio Bonito foi aliada de Eduardo Cunha na estratégia usada para intimidar o lobista Julio Camargo, a multinacional Samsung e o Grupo Mitsui, pressionados a pagarem parcela de propina atrasada que somou US$ 40 milhões na contratação de navios sonda da Petrobras.

Em nota enviada à imprensa, revelou-se indignada com a denúncia e afirmou que existem interesses políticos envolvidos, querendo desviar o foco da Justiça. “Venho a público comentar a minha indignação a respeito da denúncia formulada pelo MP contra minha pessoa. Durante o meu mandato como deputada federal fiz parte das comissões de Minas e Energia, Fiscalização Financeira e Controle, Seguridade social, Constituição e Justiça, Finanças e tributação. Criei e presidi a frente parlamentar em defesa dos hospitais universitários, fui relatora do Estatuto do Nascituro na comissão de Seguridade Social e consegui sua aprovação com dificuldades, contrariando a bancada de parlamentares favoráveis ao aborto. Neste período, apresentei inúmeros requerimentos, trabalho este, que faz parte da função de deputado. Ressalto a vocês, meus amigos, que existem muitos interesses políticos envolvidos, querendo desviar o foco da Justiça. De cabeça erguida e certa que a Justiça será feita, agradeço as manifestações de carinho e oração”, disse a prefeita na nota oficial.

 

Matéria relacionada:

As ligações perigosas de uma prefeita

PF e CPI da Petrobras vão ouvir prefeita de Rio Bonito

Comentários:

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.