Falta de transparência esconde contas em Guapimirim

Gastos com remédios e uniformes são segredos de estado

Quanto o município de Guapimirim está gastando atualmente na manutenção dos serviços básicos, quem os executa e como se deram esses contratos é uma incógnita. A falta de transparência, de acordo com algumas lideranças locais, é um problema grave e tranca os gastos públicos numa espécie de “caixa preta”, impossibilitando, por exemplo, que a população fique sabendo dos gastos com aquisição de medicamentos, materiais e equipamento hospitalares”, fornecimento feito pelo mesmo grupo da gestão anterior, que ficou marcada por escândalos.

No Portal da Transparência aparecem 22 pregões presenciais realizados entre fevereiro e abril desse ano, sendo quatro para fornecimentos ao setor de Saúde, sem mencionar valores e informar quem venceu o processo licitatório. Entre esses pregões está o de número 008/2013, realizado no dia 19 de fevereiro, para escolher de uma empresa para locar máquinas pesadas para o município. O setor de Saúde não tem nada a ver com patróis e retroescavadeiras, mas, segundo uma fonte próxima ao governo, o vencedor dessa licitação seria ligado ao mesmo grupo estaria ficando com o maior volume dos recursos do setor.

Os contratos de fornecimentos para as áreas da Saúde e Educação são os mais disputados, seguidos pelos da coleta de lixo e locação de máquinas pesadas, mas em Guapimirim a coleta de lixo é feita com caminhões alugados de particulares, o que, de certa forma, torna esse serviço menos concorrido, mas a locação de máquinas pode gerar uma despesa de até R$ 300 mil mensais. Porém, em se tratando de Guapimirim, ninguém, a não ser o próprio governo pode informar o valor correto, o que não se dispôs a revelar até agora.

Cobiçadas por dez entre dez fornecedores, as licitações para o setor de Educação sofrem em Guapimirim da mesma falta de transparência. Esse ano, segundo o Portal da Transparência, foram realizados três pregões presenciais entre fevereiro e abril, mas, também não foi divulgado quem vendeu os kits escolares, os uniformes e quem está fornecendo os gêneros alimentícios para a Secretaria Municipal de Educação, contratos definidos em pregões realizados nos dias 8 de fevereiro e 1º de abril.

O prefeito Marco Aurélio Dias não foi encontrado para falar sobre o assunto.

 

Matérias relacionadas:

Esperando a ordem do patrão?

Global vai operar com outro nome em Guapimirim

Ação entre amigos em Guapimirim

Três meses de nada em Guapimirim

Comentários:

    1. Jura?? Vai mesmo dar uma sacudida? Você falou com ele sobre isso? Conseguiu encontrar o prefeito? Tem certeza que ele vai mandar a turma do Júnior de volta pra casa? Eu até empresto, ou melhor, faço uma doação da caneta abençoada que vai propiciar essa benesse para a cidade, mas… tem certeza de que isso vai resolver o problema de falta de transparência? Se tirar a “turma do Júnior” vai ficar tudo transparente? Vamos saber quem ganhou a licitação e por quanto? Vamos poder confrontar os preços cobrados com os das outras cidades pra saber se não houve armação? Vai ser explicado porque a farmácia do hospital de Guapi não tem medicamentos se eles são comprados nas licitações realizadas? Que ótimo, Eu Acredito! Guapi vai ser outra cidade sem a turma do Júnior, mas se o prefeito não sair desse imobilismo, não sei, não… Como disse D. João VI, é melhor que o prefeito agarre logo seu posto na Prefeitura, antes que algum aventureiro lance mão.

  1. Prezados Amigos,

    Hoje existe o site Transparência Municipal, Site esse que divulga as publicações oficiais do município de Guapimirim, mais divulga somente o que eles querem, nada mais……. As licitações aconteceram em Abril de 2013, até hoje não sabemos quem ganhou o fornecimento dos uniformes de nossos filhos, até hoje não sabemos quem ganhou o fornecimento de caminhões e máquinas pesadas, enfim não sabemos de nada………. Mais a culpa é dos milhares de analfabetos políticos que existem em Guapimirim, onde o sonho deles é trabalhar na Prefeitura, fazer carreira no cargo comissionado, ser intocável por que é amigo do Prefeito ou Vereador. Essa é a dura realidade, esperar 3 anos para trocar essa cambada que inda está mandando em Guapimirim

  2. Vamos ao histórico do próprio site elizeu.com: dos últimos 10 posts falando sobre Guapi, dois tratavam de concurso, quatro sobre falta de transparência/corrupção e quatro sobre inércia/imobilismo do prefeito. E isso a partir de 20/05, pouco mais de 2 meses.
    Podemos aduzir que, embora sejam problemas diferentes, a inércia e o imobilismo do prefeito acabam contribuindo para a corrupção e, para encobri-la a falta de transparência. Um círculo vicioso que tende a piorar, quando todas as pessoas envolvidas se tornam cúmplices entre si. Enquanto esse processo não for rompido, ele permanece por anos e anos da mesma forma, sugando os poucos recursos da cidade.
    A Câmara Municipal, que deveria fiscalizar os atos do prefeito, está totalmente comprometida com essa rotina e dela se beneficia. Quem poderia estourar esta bolha? O eleitor, certamente, cobrando de seu vereador e do prefeito uma atitude. Mas como cobrar, se o seu voto estava vinculado a um favor concedido. O voto dado foi o pagamento.

  3. Quem venceu a licitação da merenda é facil saber é so ir na antiga loja plante terra em Parada modelo, pois é dela la que esta saindo as piores alimentos que os alunos ja tiveram

  4. A ausência de comentaristas que antes defendiam o prefeito denota que seu prestígio está em queda livre. Quem poderia cobrar alguma atitude seriam seus eleitores, que não o fazem. Os vereadores também não querem se comprometer e, por isso, não denunciam que merendas escolares são pagas e não são servidas aos nossos estudantes, remédios são comprados mas não são entregues aos nossos doentes, servidores são pagos e não trabalham para nosso povo. Uma nova comunidade de ricos está se formando em Guapimirim, fruto da nova onda de corrupção, totalmente encoberta pela falta de transparência, fartamente denunciada pelo Elizeu Pires. Continuando assim, não há possibilidade de impeachment do prefeito e de seu vice, o que até seria catastrófico para a cidade, que cairia nas mãos do presidente da CM. Aí, amigos, é o fim de tudo. Se isso acontecer, vou liderar a campanha: “Magé, estamos de volta! Aceite-nos novamente!”

  5. O povo quis assim! Votou em um candidato com uma semana de campanha e que nas urnas tinha número e nome de uma pessoa que encontrava-se na cadeia acusada de crimes de corrupção. O que o povo esperava? Competência e honestidade? Desde quando houve transparência nessa história toda? A resposta é NUNCA. Agora chupem essa manga por mais 3 anos e nas próximas eleições pensem bem noque vão fazer. Ditados certos: O POVO TEM O GOVERNANTE QUE MERECE ou ainda, OS JUSTOS PAGAM PELOS PECADORES!

    1. É, Anônimo! O pior de tudo é que você está certo! O Marco Aurélio não foi lá no gabinete, arrombou a porta e disse: Vou ficar aqui por quatro anos… Ele foi eleito, foi colocado naquela cadeira pelo povo de Guapimirim. Então, como você escreveu, chupem (ou chupemos todos nós) essa manga (estragada e azeda) e esperem (esperemos) mais três anos e cinco meses pra nos livrarmos dele, isso se o povo achar que está mesmo ruim… De repente, é isso mesmo que o povo quer…

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.