
Garotinho aposta que o ex-prefeito de Magé poderá ser candidato a federal
Deputado federal por alguns dias em 2009, na vaga do pastor Manoel Ferreira – então parlamentar pelo PTB – o ex-prefeito de Magé, Charles Cozzolino poderá voltar ao cenário político no próximo ano, como candidato a deputado federal pelo Partido da República (PR). Pelo menos essa é a pretensão do comando estadual do partido, com o aval do líder maior da legenda, Anthony Garotinho, que mantém estreitas ligações com a ex-prefeita Núbia Cozzolino, irmã de Charles. O corpo jurídico do PR já fez as contas e entende que não há nenhum impedimento legal a uma candidatura de Charles em 2014.
Ex-suplente de deputado federal pelo PTB, Charles, entrou para a história como o deputado de mandato mais curto da história do país. Foi empossado em novembro de 2009 na vaga do pastor Manoel Ferreira que se licenciou do mandato por motivo de saúde e se afastou – também por razões de saúde -, deixando a cadeira para outro suplente, o ex-deputado Fernando Gonçalves.
Charles entrou para a vida pública em 1988, sendo o vereador mais votado de Magé naquele ano, quando o seu primo, Renato Cozzolino Sobrinho, foi eleito prefeito. Em 1992 Charles disputou a Prefeitura e derrotou o candidato do PDT, José Barbosa Porto, segundo colocado no pleito daquele ano. Foi uma gestão marcada por uma ferrenha disputa judicial e Charles acabou cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2005, cedendo a cadeira para Ibiracy Pereira (vice de Porto), uma vez que José Barbosa já havia falecido. Charles recuperou a cadeira em 1996 e governou por mais nove meses, até ser sucedido por Nelson Costa Mello, o Nelson do Posto.