Repasses federais engordam o “boi” em Guapimirim

Mas “filé” fica com grupo seleto do amigo do “rei”

Com pouco mais de 50 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE, o município de Guapimirim já recebeu este ano cerca de R$ 60 milhões em repasses do governo federal, grande parte para os setores de saúde e educação. Só de royalties foram cerca de R$ 25 milhões até agora, uma contribuição e tanta, mas a falta de transparência em relação aos gastos desses recursos e a atuação de um grupo ligado à gestão passada vêm gerando muitos questionamentos e preocupação, uma vez que a Prefeitura tem se limitado a um site pouco acessado e a uma publicação que ninguém consegue encontrar, a veiculação dos avisos de licitação, sem, entretanto, tornar público os valores dos contratos e os nomes das empresas vencedoras dos misteriosos processos licitatórios.

O que se comenta dentro da própria Prefeitura, é que o governo federal mantém o boi gordo, mas o filé tem sempre um endereço certo, o mesmo por sinal, a mesa de um empresário supostamente ligado ao ex-prefeito Renato da Costa Mello Junior, o Junior do Posto, a quem o prefeito Marco Aurélio Dias deveria favores, por conta dos recursos da campanha eleitoral. “O que nos incomoda é ver que tem gente mandando no prefeito. Isso nos preocupa muito, pois o chefe de gabinete (Getúlio Jorge Braga Gonçalves) foi colocado no cargo pelo ex-prefeito e o principal fornecedor da Prefeitura, o empresário que parece ditar as regras nas contratações de fornecimentos e serviço também é ligado ao ex-prefeito. Isso é ou não é motivo de preocupação?”, indaga um membro do governo, afirmando ainda que o empresário que estaria sendo privilegiado com o ‘filé” do “boi” alimentado pelo governo federal, costuma transitar com desenvoltura pelos gabinetes.

A falta de informações sobre quem está fornecendo o que para a Prefeitura, sobre qual empresa está prestando esse ou aquele serviço à administração municipal, tanto quanto desconfiança e polêmica, causa a impressão de que quem governa parece ter algo a esconder e coloca no mesmo balaio o prefeito Marco Aurélio Dias e a Câmara de Vereadores, pois essas informações ficam escondidas e os vereadores nada fazem para torná-las claras. “Podemos dizer que essa omissão é conveniente, pois alguns vereadores tem lá seus interesses na Prefeitura”, completou o membro do governo, que vê no prefeito “um bem intencionado que não consegue perceber que está muito mal parado”.

 

Matérias relacionadas:

Prisões deixam “donos” de Guapimirim ressabiados…

“Com chifre e tudo”

Prefeitura esconde as contas e Câmara não está nem aí…

Falta de transparência esconde contas em Guapimirim

Esperando a ordem do patrão?

Ação entre amigos em Guapimirim

Guapimirim reduz número de prefeitos…

Três meses de nada em Guapimirim