
Ao que parece o fato de o município de São João de Meriti ter o seu próprio Batalhão da Polícia Militar (21º) não representa muita coisa em relação à segurança pública. Pelo menos é o sugere a audácia dos bandidos que se sentem donos do bairro Édem, onde, na última sexta-feira (12), uma equipe da Prefeitura foi alvo de um ataque a tiros, durante ação de retirada de barricadas erguidas pelo crime organizado na localidade conhecida como Bacia de Éden.
Isso aconteceu enquanto a Prefeitura realizava o programa Transforma Meriti: Meu Bairro de Cara Nova, em conjunto com forças de segurança do estado. Ninguém ficou ferido, mas pelo que foi narrado, criminosos dispararam contra a comitiva que acompanhava os trabalhos. O ataque forçou a interrupção das atividades e marcou mais um episódio de violência que vem dificultando a prestação de serviços públicos na região.
Apesar da reação da bandidagem, a Prefeitura diz que as ações vão continuar. No dia anterior uma operação do 21º Batalhão de Polícia Militar, com apoio do Comando de Operações Especiais (COE) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), já havia retirado mais de 30 barricadas na Bacia de Éden. Com a liberação das vias, a Prefeitura iniciou a limpeza urbana, o nivelamento de buracos e o fechamento de valas, o que permitiu o recolhimento de 720 toneladas de lixo e entulho em ruas como Cristo Redentor, Antonieta Guaraná e Valdir Lafuente Freire, mas no dia 12 as equipes da Prefeitura foram expulsas do local.