CPIs vão investigar contrato com concessionária que abastece três municípios
A renovação da concessão para a exploração do serviço de abastecimento de água, captação e tratamento de esgoto nos municípios de Araruama, Saquarema e Silva Jardim com a Concessionária Águas de Juturnaíba, do grupo Águas dos Brasil – formada pelas empresas Developer, Queiroz Galvão, Trana Construções e Construtora Cowan – teria sido assinada muito antes do vencimento para facilitar a obtenção de novos investidores pelo grupo. A afirmação foi feita ontem à tarde por Luiz Carlos Xavier, ex-secretário de Fazenda de Silva Jardim, tio do ex-prefeito Marcelo Cabreira Xavier, o Marcelo Zelão, que assinou pelo município onde é feita a captação da água que abastece as três cidades. Luiz falou isso ao sair em defesa do sobrinho, que a exemplo do ex-prefeito de Araruama, André Monica e da prefeita de Saquarema, Franciane da Conceição Gago, assinou a renovação sem consultar a Câmara de Vereadores, que teria de aprovar em plenário a permissão para que o prefeito a assinasse.
Com 25 anos de duração, a concessão dada à concessionária vai até 2023, mas foi ampliada por mais 25 anos quando ainda faltavam 11 anos para ela findar. Essa prorrogação, pelo que externou o ex-secretário de Fazenda de Silva Jardim, facilitaria as coisas para o grupo que controla a concessionária, funcionando como uma atração maior aos olhos de possíveis novos investidores. Ontem vereadores de Silva Jardim confirmaram que a proposta de criação de uma Comissão de Inquérito será votada no dia 17 de fevereiro, primeira sessão ordinária da legislatura de 2014. No município de Araruama a CPI deverá ser votada no dia 3 de fevereiro. Nos três municípios, além de apurar como se deu a renovação da concessão, os vereadores pretendem investigar também se os prefeitos receberam alguma ajuda da concessionária para a campanha eleitoral de 2012. Dos três gestores municipais apenas Franciane conseguiu se reeleger.
Na manhã de ontem o elizeupires.com ouviu o superintendente da Concessionária Águas de Juturnaiba, Carlos Gontijo sobre as comissões de investigação que serão abertas nas câmaras das três cidades. Ele afirmou que a empresa só vai se pronunciar sobre o assunto depois de comunicada oficialmente sobre a investigação.
Matérias relacionadas:
Os grandes sempre se protegem e os pequenos só se ferram. Essa renovação é prova disso.
Vamos ver no que vai dar isso.
Pente fino já. Esses contratos precisam ser revistos.
Esperamos que com essa pressão toda o serviço melhore.
Boa tarde, Elizeu, o ex-secretário de Fazenda está nervoso aqui na cidade com essa matéria. Disse que não falou nada disso.
As pessoas precisam ter mais responsabilidade ao se pronunciarem sobre algum assunto polêmico. Ele não disse, afirmou e o fez isso para dois jornalistas, para mim e para o jornalista Cezar Guedes. Jornalismo é coisa séria e o que é de interesse público tem de ser revelado sempre, gostem os envolvidos ou não. Abraços a todos e fiquem com Deus.
Concordo plenamente com você, Elizeu. Tem gente que fala e depois não assume. Isso é muito comum aos covardes.
Elizeu, o Luiz tio do Zelão costuma falar e não assumir. Ele é assim mesmo.
Espero que essa CPI seja para valer.