Do tropeço para a vitória…

… uma reflexão de ano novo

“Perante um obstáculo, a linha mais curta entre dois pontos pode ser a curva” (Bertolt Brecht)

“No mesmo instante em que recebemos pedras em nosso caminho, flores estão sendo plantadas mais longe. Quem desiste não as vê.” – William Shakespeare

“Algumas quedas servem para que nos levantemos mais felizes”. A frase é do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare, que também escreveu: “Há quedas que provocam ascensões maiores”. Quantas perdas tivemos no ano que terminou agora a pouco ou ao longo da vida? Quem não teve um parente, um amigo ou um conhecido que ficou sem o emprego ou fora obrigado a fechar seu pequeno negócio por causa da crise econômica, e talvez se ache, no momento, sem esperança de dias melhores? É para esses que cito Shakespeare convidando os amigos leitores a uma reflexão de ano novo…

Os especialistas em negócios dizem que as grandes oportunidades se manifestam em tempos de crise. Outros falam que para cada porta fechada há uma janela escancarada a nos mostrar todo um universo de coisas para as quais talvez tivéssemos cerrado os olhos quando dispúnhamos de um acesso largo para entrar e sair, sem nos apercebermos que a janela para o futuro estava ali bem diante de nós o tempo todo. Então, para emendar o raciocínio, recorro outra vez ao escritor inglês: “Não é digno de saborear o mel, aquele que se afasta da colmeia com medo das picadas das abelhas”.

Então, se caiu levante-se da queda, assopre o arranhão, ponha um band-aid e siga em frente, pois o efeito de cair não é a prostração, mas a opção pelo “play” da reação. Apertar essa tecla pode significar uma daquelas “ascensões maiores”, afinal, como Shakespeare também falou, “nós somos feitos do tecido de que são feitos os sonhos”.

Feliz ano novo! Que o levantar seja efeito diário na vida de cada um de nós.

*Texto produzido e publicado originalmente no dia 31 de dezembro de 2015 pelo elizeupires.com inspirado em frases de William Shakespeare

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.