Meriti repudia propagação de noticias falsas sobre a guarda da cidade, com uso de imagens de agentes de um município da Bahia

As notícias falsas, também conhecidas por fake news, atrapalham a vida de todos, gerando transtornos e mentiras e até incitando ódio, direta ou indiretamente, principalmente em ano eleitoral. Diante disso, a Prefeitura de São João de Meriti vem a público repudiar toda forma de fake news, incluindo a mais recente farsa envolvendo a Secretaria de Transportes. O caso ocorreu na noite de quinta-feira (23/01/2020), ocasião em que uma página no Facebook subiu um vídeo em que agentes de trânsito de Vitória da Conquista, na Bahia, são agredidos por homens, supostamente por terem sido multados, (conforme noticiou o portal G1). Entretanto, eles se aproveitaram do vídeo e alegaram que o fato teria sido em São João de Meriti, e que os agentes teriam multado os infratores a pedido do secretário de Transportes, Carlos Roberto Rodrigues, mais conhecido como Bebeto.

“Além da clara intenção de difamar o governo, que vem lutando para melhorar a qualidade de vida da população, a dita página de notícias já é apontada pelos próprios internautas como geradora de notícias falsas. Prova disso são os comentários na própria postagem. Outro exemplo de fake news foi notado novamente pelos internautas, no mesmo dia. Foi postado que o semáforo da Av. Automóvel Clube, altura do centro do Vilar dos Teles, estaria com problemas há semanas, fato que nos próprios comentários os meritienses desmentiram. Nestas publicações fica evidente que a intenção da página é se aproveitar da população, usando de mentiras e difamações para se promover. Alertamos a todos que chequem as informações antes de compartilharem e duvidem de páginas como esta. Outros indicativos de falta de credibilidade são: erros de português, parcialidade, fotos impróprias e acusações sem provas ou fontes. Reiteramos que a população se informe através dos canais oficiais (links) e nos verdadeiros sites de notícia”, diz a Prefeitura em nota oficial divulgada a pouco.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.