Com 11 novas creches Magé abriu mais 1.600 vagas

Oito escolas também receberam novas turmas

A unidade Nilcea Pinheiro Machado atende as crianças do bairro Barbuda – Foto: Gerson Peres

A importância das creches para o desenvolvimento da criança durante os primeiros anos de vida é fundamental, segundo especialistas. É consenso que uma Educação Infantil de qualidade, em um ambiente aconchegante, seguro e estimulante, promove aprendizagem e socialização infantil, partes importantes deste desenvolvimento. É com esse pensamento, que a Prefeitura de Magé investiu na educação durante a primeira infância e inaugurou 11 novas creches municipais desde 2016.

Só no 1º distrito, a atual gestão ofertou 600 novas vagas com as Creches Municipais: Marzete Tito de Souza Lemos (Centro), Nilcea Pinheiro Machado (Barbuda), Profª Ignês Maria Vivas Marinho (Vila Esperança), Profª Helena Brandão Galvão (Nova Marília), Marilene Mustrange (Lagoa), Rosângelo Belo dos Santos Maia (Centro), Tawan Pires dos Santos (Vila Nova) e Profª Nelma Guerra Marins (Citrolândia). Em Suruí, a C.M. Áurea Maria Siqueira de Barcelos ofereceu mais 100 vagas para os pequenos do 4º distrito. Já no 6º distrito, foram 340 vagas a mais com a inauguração das C.M. Wanda Mustrange (Fragoso) e Patrícia da Silva Santos (Piabetá).

“Magé tinha 27 creches quando assumi em 2016. De lá para cá, ampliamos o número de unidades em 40%, além de ofertar ainda turmas de Educação Infantil em escolas do nosso município. E não vamos parar por aí, mais projetos estão implantados para dar uma educação cada vez melhor para nossas crianças, que são nosso maior patrimônio”, disse o prefeito Rafael Tubarão.

A Creche Municipal Edson Alves, em Mauá, atendia 140 alunos. Com a alta demanda na região, a unidade foi reinstalada em um novo prédio para atender mais 80 crianças.

Salas implantadas –Além das novas unidades, a gestão municipal ampliou o número de vagas para as turmas de Creches I e II, com a implantação de salas de aula destinadas exclusivamente para a Educação Infantil em escolas municipais que antes atendiam apenas a partir do Ensino Fundamental. As Escolas Municipais: Nova Taquaral (Nova Marília), Nova Sertão (Citrolândia), Emílio Gebara (Parque Iriri) e Marechal Humberto Castelo Branco (Maringá) ofertaram 40 novas vagas cada uma para estudantes do 1º distrito.

Mas 40 vagas foram criadas para a Educação Infantil com a adaptação na E.M. Paroquial Nossa Senhora da Conceição, em Santo Aleixo, no 2º distrito. No 4º distrito, a E.M. Dinorah dos Santos Bastos, no bairro Conceição, ofertou 60 novas vagas para as crianças. Já no bairro Baía Branca, no 5º distrito, mais 40 crianças ganharam a oportunidade de uma creche pública de qualidade com as novas salas na E.M. Profª Nilta Alonso de Medeiros. Já na Vila Recreio, no 6º distrito, a E.M. Dr. Domingos Bellizzi ampliou em 80 o número de vagas para as crianças da região.

O Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) que será instalado em Santo Aleixo, será a maior unidade de pré-escola de Magé. As obras já estão em fase final e em breve o local estará pronto para receber até 600 novos alunos com turmas de Creche e Pré-Escolar, com sala de recursos, espaço de lazer, e professores e estimuladores em horário integral. Os alunos matriculados na C.M. São Sebastião serão transferidos para a nova unidade e as novas vagas serão oferecidas conforme a demanda. (Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Magé)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.