Meriti é premiado por projeto de prevenção ao câncer de mama, voltado para melhoria das condições de pessoas em situação de vulnerabilidade social

O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde, na 1ª Edição do Prêmio Prevenção e Controle do Câncer, no qual esteve representado através do trabalho da médica mastologista Sandra Gioia, com o Programa da Navegação de Pacientes com Câncer de Mama, que surgiu com o objetivo de melhorar as condições de pessoas em situação de vulnerabilidade social e com baixo acesso aos atendimentos oncológicos.

O trabalho é realizado pelas equipes de saúde na prevenção e controle da incidência do câncer, entre os usuários do SUS. A iniciativa foi  selecionada por um comitê formado por representantes do Ministério e convidados que avaliaram itens como as melhorias no acesso aos serviços prestados à população, alinhamento com as políticas de atenção à saúde, capacidade de respostas a crises, criatividade e inovação.

Além de Meriti, outras quatro cidades foram premiadas: Projeto Caminhos do Cuidar, de Alagoinhas (BA); Odontologia na Saúde da Mulher, de Porto Belo (SC); Estratégias, de Balneário de Piçarras (SC); Programa Previne Mulher, desenvolvido no município Imbuia (SC).

A Navegação de Pacientes é um modelo de prestação de serviços centrado no paciente e com foco nos seus movimentos ao longo do cuidado contínuo   permitindo que ele se mova em um sistema de saúde complexo e fragmentado em tempo adequado. “O termo abrange todos os passos da jornada, iniciando-se na comunidade e englobando prevenção, diagnóstico, tratamento e sobrevida. E a ampliação da navegação de pacientes nas unidades básicas de saúde irá favorecer a prevenção e detecção precoce. Com isto é possível diminuir a incidência e a mortalidade do câncer de mama.”, disse a médica Sandra Gioia.

(Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São João de Meriti)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.