Dames receberá uma cidade melhor que a que ele deixou

O prefeito Antonio Marcos vai entregar a Paulo Dames uma cidade bem mais estruturada e com qualidade de vida, inclusive com 100% do esgotamento sanitário tratado e com a rede de água ampliada

Prefeito eleito de Casimiro de Abreu vai governar um município mais bem estruturado

Quando, no 1º de janeiro, o ex-prefeito Paulo Dames reassumir a Prefeitura de Casimiro de Abreu, vai encontrar o município bem melhor do que ele deixou em dezembro de 2008. Mesmo com várias pendências na Justiça e devendo cerca de R$ 10 milhões aos cofres da municipalidade – condenado que foi pelo Tribunal de Contas a ressarcir o erário público por prejuízos causados com vários contratos irregulares firmados durante os mandatos exercidos entre 2001 e 2008 – ele foi eleito para um quarto mandato com 11.742 votos, contra os 8.503 conferidos ao segundo colocado, Fábio Kiffer. Por conta da crise algumas contas ficarão para a nova gestão quitar, mas os salários e o décimo terceiro estarão pagos e a cidade mais bem estruturada. É o caso por exemplo, do sistema de saneamento, resultado de um investimento de R$ 45 milhões. “Podemos dizer que o primeiro distrito conta com 100% do esgoto tratado”, diz o prefeito Antonio Marcos Lemos, destacando que será inaugurado ainda este mês mais um módulo da estação de tratamento.

Depois da saída de Paulo Dames também foram feitos investimentos em captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água. A rede ganhou quatro novos reservatórios e a capacidade de reserva passou de 510 mil litros para 1,81 milhão. Em relação ao sistema de esgotamento sanitário, os resultados positivos são apresentados pelo Ministério da Saúde, que em levantamento na região aponta Casimiro de Abreu como o município com o maior percentual de residências atendidas pela rede pública e o menor índice de casas sem tratamento de esgoto.

De acordo com o estudo, em 2008, último ano de Paulo Dames como prefeito, apenas 48% das famílias eram atendidas pela rede pública de esgoto, índice que saltou 74,1% no ano passado. O levantamento mostra ainda de 2009 a 2015 o município reduziu de 49,7% para 24,8% o percentual de famílias que possuem o sistema individual de tratamento, com fossa, filtro e sumidouro, um grande avanço para quem dispunha de um sistema obsoleto de saneamento e passou a contar com coleta e tratamento de verdade.

As obras de saneamento foram feitas em convênio com a Fundação Nacional de Saúde. A parceria possibilitou a maior execução do maior projeto de coleta e tratamento de esgoto da história do município, que inclui três módulos na estação de tratamento e uma elevatória.

“São obras que ficam embaixo da terra e costumam por aí dizer que aquilo que o povo não vê não rende votos. Só que nosso objetivo não é esse e sim garantir melhor qualidade de vida à população. A proposta é o desenvolvimento com sustentabilidade, fazendo o município crescer preservando nossos recursos naturais”, concluiu o prefeito.

 

Matéria relacionada:

Casimiro de Abreu confirma pagamento de dezembro e 13º salário

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.