Usina de Biogás entra em operação no CTR de Macaé: Unidade vai produzir energia suficiente para abastecer quatro mil casas

Já está em funcionamento no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), a Usina de Biogás de Macaé. A unidade foi inaugurada ontem (28), marcando o encerramento do Mês do Meio Ambiente, e vai gerar energia através do reaproveitamento do biogás produzido pelo lixo recolhido no município.

Para o funcionamento da unidade foram instalados 30 poços de biogás no entorno do CTR, que é de propriedade privada. Na primeira fase, serão gerados 1 megawatts de energia limpa, o suficiente para abastecer quatro mil residências. Em todo o estado só existem três unidades dessa em funcionamento.

“A nossa pequena central termoelétrica gera energia através do gás metano. Na atmosfera o metano causa o efeito estufa. Nós captamos esse metano e geramos energia. O lixo realmente se transforma em energia”, explica Schulim Berger, diretor do CTR.

O prefeito Welberth Rezende destacou a importância dos projetos de sustentabilidade. “Em Macaé há um trabalho intenso atrás de novas tecnologias. Buscamos sempre o desenvolvimento econômico para a chegada de novas empresas, e a consequente geração de empregos. É fundamental que o município tenha uma atratividade cada vez maior, para o empresariado poder investir aqui. Isso está acontecendo de uma maneira muito forte e até surpreendente”, afirmou.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.