Macaé permanece em alerta máximo

Força-tarefa da Prefeitura atua em diversos pontos do município

O município de Macaé, no Norte Fluminense,  prossegue com estado de alerta máximo após as chuvas que atingem a cidade desde o último sábado (26). Nas últimas 36 horas, o acumulado é de 319 mm, índice previsto para o mês inteiro. O prefeito Welberth Rezende destacou, nesta quinta-feira (1º), que diversos órgãos da Prefeitura estão em força-tarefa para minimizar os impactos das chuvas. Até o momento, os números são 49 pessoas desalojadas e 19 desabrigadas. Onze delas foram direcionadas para o abrigo emergencial, que está funcionando no Hotel de Deus.

“Estamos com equipes nas ruas realizando o trabalho de limpeza de galerias, retirada de entulhos e outros serviços que visam reduzir os efeitos que o município sofreu nos últimos dias. As aulas nas escolas foram suspensas para diminuir o impacto no trânsito e, também, para realizarmos a limpeza das unidades da rede pública de ensino. Já as unidades de emergência e urgência da Saúde seguem com atendimento normal. As obras de macrodrenagem estão avançadas e o intuito é mudar a realidade dessas pessoas que vivem em áreas que alagam”, explicou o prefeito.

A Defesa Civil registra ainda bolsões de água e alagamentos na Linha Azul, Linha Verde e bairro Aroeira. A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos atua em diversos pontos da cidade, com remoções de barreiras no bairro Miramar, varrição manual de vias, desobstrução da estrada do Imburo, atendimento emergencial após queda de árvore em residências e deslizamento de barranco na Rodovia Amaral Peixoto (Sul). As ações também ocorrem nos bairros Barra, Campo do Oeste, Novo Cavaleiros, Aeroporto, Morro de Santana e Aroeira.

A previsão é de que as chuvas permaneçam até o próximo domingo (4 de dezembro), o que deixa o solo mais comprometido. A força-tarefa da prefeitura está atuando em diferentes frentes tendo como objetivo a segurança da população. Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 durante 24 horas.

A orientação da Defesa Civil é que pessoas que estão em lugar seguro evitem sair de casa. Quem está em local de risco deve entrar em contato com o órgão para adoção de medidas preventivas. A população também deve estar atenta aos informes oficiais da prefeitura pelo site e pelas redes sociais, a fim de obter informações atualizadas sobre trânsito e pontos críticos de alagamento.

A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos também está de prontidão. Em caso de necessidade, fale com: (22) 27727400 (Secretaria); 27961235 (Cata-bagulho); 0800 2827050 (Disque Lixo); @servicospublicos_macae.

(Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Macaé)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.