Artesãos de Paracambi recebem identidade profissional

Mais de 100 profissionais foram beneficiados pelo Programa de Artesanato

A prefeita Lucimar Ferreira tem, afirma ela, uma ligação emocional com o artesanato, uma atividade muito presente em Paracambi, mas que não vinha recebendo a devida atenção. Isso vai mudar daqui para frente. “O artesanato é um trabalho diferenciado, sensível e esse sentimento conquista a gente. Minha avó era artesã e eu via o cuidado com cada colcha de crochê que ela fazia. Fazer parte dessa conquista torna-se ainda mais significativo para mim. Vamos trabalhar, junto ao governo estadual, para garantir ações para o desenvolvimento da atividade em nosso município”, disse ela durante a solenidade de entrega do documento de identificação profissional do governo federal a 100 artesãos cadastrados pela Prefeitura.

Com a identidade profissional os artesãos podem participar de feiras nacionais e internacionais, oficinas e cursos. De acordo com a Secretaria Estadual do Turismo, o artesanato é um dos segmentos que possui grande expectativa de crescimento para a economia brasileira neste ano. “O objetivo da secretaria é oferecer auxílio aos profissionais e ajudar no seu desenvolvimento. Cada município que entregamos o documento é uma conquista. Mas ainda temos muito trabalho pela frente. Vamos continuar o cadastramento em todo o estado e entregar as carteiras nos municípios em que o programa já passou. Nossa meta é atingir a projeção 15 mil artesãos cadastrados, com a carteira profissional e contribuindo, deste modo, com o desenvolvimento estadual”, disse a secretária adjunta Nea Mariozz.

Figura de destaque entre os artesão da cidade, Daise Aparecida tem 77 anos e vive do artesanato desde os 15. Presidente da Associação Paracambi Artesanal. Ela foi homenageada, recebendo a primeira carteira do município. “Fiquei muito emocionada, foram muitos anos esperando. Estou me sentindo valorizada. Antes me julgavam, quando eu falava que era artesã e não davam importância. Agora tenho um documento que me identifica e reconhece a minha profissão”, afirmou Daise.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.