Prefeito de Guapimirim promete, na Justiça, mais transparência

Compromisso foi assumido em audiência de ação movida pelos servidores

Ao ingressar na Justiça para evitar o corte de ponto referente à paralisação de funcionários, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guapimirim acabou conseguindo uma vitória que vai garantir à população o controle social sobre os atos da Prefeitura, através do Portal da Transparência. Acordo nesse sentido foi assinado pelo prefeito Jocelito Pereira de Oliveira, o Zelito Tringuelê (foto), diante da juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça, Rosa Maria Cirigliano Maneschy. A Justiça concedeu ao prefeito um prazo de 180 dias para que “a norma de transparência seja cumprida pela Prefeitura com os devidos fornecimentos de dados em seu site”.

Durante audiência realizada na última quarta-feira (17), mesmo auxiliada pelo procurador Fabrício Villa Flor, a magistrada tentou acessar as edições do Boletim Oficial do Município e não conseguiu. Pelo acordo o município vai ter de apresentar ao sindicato, no prazo máximo de 15 dias, o número de funcionários contratados e de ocupantes de cargos comissionados, além do quantitativo de efetivos aposentados vinculados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), assim como, em 30 dias, garantir o fornecimento de água potável nas repartições públicas.

O acordo se deu em ação civil pública (Processo nº 0020170-95.2017.8.19.0000) movida pelo advogado João Darc Costa de Souza Moraes, que defende os interesses dos servidores. O objetivo de evitar o corte do ponto dos funcionários por conta de uma greve marcada para o dia 28 de abril, contra “a violação de direitos e garantias funcionais, atraso no pagamento da remuneração, além da inobservância do calendário de pagamento”. Como não houve desconto algum, objeto principal perdeu o sentido, mas o processo acabou representando uma vitória em relação à transparência.

 

Documento relacionado:

Ata da audiência

Comentários:

  1. Deixe-me começar dizendo que eu não tenho agenda política.
    Forçados a aceitar apenas um lado de qualquer equação. E, no entanto, isso é o que estamos sendo cada vez mais intimidados a fazer!
    Parabéns ao Dr.(esse é DOUTOR) João Darc Costa de Souza Moraes

  2. Espero que o governo cumpra e saia de vez das sombras, não fique dando desculpas ao MP pra mascarar o que se coloca no site.

    Também quero dar parabéns ao Dr. João Darc Costa de Souza Moraes, conheço bem o seu trabalho!

  3. As contas da prefeitura e também da Câmara municipal de Guapimirim realmente não estão sendo postadas no Portal Transparencia. É da maior importância que os lançamentos sejam feitos o mais rápidamente possível.
    Lembro que um dos motes da campanha do Sr. Tringuelê nas últimas eleições foi a moralidade na adminstração da prefeitura em contraponto à sua concorrente, Ismeralda Rangel, com triste fama de ladra, e que por isso ficou em terceiro lugar. Esperamos que a bandidagem tenha desaparecido daqui..

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.