
Projeto de incentivo à leitura de unidade de Mauá é o destaque
Colocada entre as três finalistas da etapa estadual da premiação, a Escola Municipal Comandante Amaral Peixoto, localizada em Mauá, é a representante de Magé no prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação. A unidade de ensino venceu com projeto ‘Identidade em Ação’, desenvolvido pela professora Regina Celi Sekula, voltado para os alunos do 5° ano. A proposta tem como objetivo despertar o gosto pela leitura através do conhecimento do patrimônio histórico e turístico do município, com destaque para a localidade de Guia de Pacobaíba, berço da escola selecionada e da primeira ferrovia do Brasil – que foi construída pelo empreendedor Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá -, inaugurada em 1854.
“Vi em nossos alunos a necessidade de aprender mais sobre a história do município e, em seguida, demos início ao projeto. Fizemos a inscrição no prêmio e as coisas foram acontecendo. Agora vamos para etapa regional onde vamos concorrer com outros estados como Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. A expectativa é grande!”, diz a professora.
Parte importante da história do Brasil, o município de Magé tem 452 anos de fundação e muito pouco vinha sendo feito até agora para levar os mais novos um conhecimento mais amplo sobre este grau de importância. O projeto Identidade em Ação, além de despertar o interesse pela leitura, ajuda a contar fatos históricos.
“Nossos alunos estavam desmotivados com a leitura e projeto, que começou no início do ano, trouxe um ânimo novo”, afirma Carlos Henrique Patrício, diretor da escola.
muito bom saber que estamos trilhando uma nova história na Educação de Magé.Parabéns professora por fazer a diferença…nossa escola!Nossa cidade…nosso bairro…nossas crianças!!!
Pena que o prefeito está demitindo quem realmente trabalha e deixando os apadrinhados.
Muitooo feliz pela nossa amiga de trabalho e pela nossa escola!!!
#somostodoscomandante#
Parabéns pelo belíssimo projeto, pena que a Educação de Mage está deixando a desejar com a demissão de professores
Sentimento de orgulho e admiração. Parabéns, diretor Carlos Henrique Patrício, por proporcionar a EMCAP e ao município de Magé esta vitória tão significativa para a EDUCAÇÃO.
Sra. Alison, ESCOLA VIVA sempre.