Sistema é para ser adotado em grandes construções e prédios comerciais
Um projeto de lei apresentado na Câmara de Vereadores de Magé poderá contribuir bastante para a preservação ambiental e a redução do consumo de água, com as descargas sanitárias e uso industrial. A proposta de autoria do vereador André Lopes do Nascimento, o Sargento Lopes (foto), determina a instalação de sistema de reuso nas grandes construções e nos prédios comerciais e industriais, o que já é adotado com sucesso em várias cidades. De simples funcionamento e custo relativamente baixo diante dos benefícios a favor do meio ambiente, o sistema pode ser usado até mesmo em residências. O projeto também assegura a implantação de estrutura para captação e reaproveitamento da água da chuva.
O processo de reuso, dependendo da finalidade, não exige tratamento, como no uso doméstico por exemplo. Nesse caso a água do banho pode ser captada através de sistemas simples que fazem o armazenamento e a filtragem (já à venda no mercado), para ser reaproveitada na lavagem do quintal e para dar descarga em vasos sanitários.
Em relação às indústrias, a água pode ser tratada em estação própria e reaproveitada na produção. Atualmente existe utilidade até para a água de esgoto, que tem de ser submetida a um processo mais eficiente de tratamento e utilizada para regar jardins públicos, na lavagem de ruas, carros e na irrigação de plantações.
Já a água de chuva pode ser aproveitada na limpeza dos prédios e muitas construções já adotaram estruturas de captação e armazenamento. “Nossa proposta pode ajudar muito na economia desse bem natural precioso e contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente”, diz Lopes.