A prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros, decretou, nesta terça-feira (16), situação de emergência na cidade por conta das fortes chuvas, participou da reunião com ministros do governo federal e com o governador Cláudio Castro, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, onde outros prefeitos da região metropolitana também apontaram os principais problemas sofridos com o temporal do último sábado e domingo.
No encontro estavam o secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que informou aos presentes que o governo federal irá liberar recursos financeiros e humanitários para as regiões afetadas. Ministros de outras pastas também participaram da reunião.
A chefe do executivo municipal saiu esperançosa da reunião e com a missão de encaminhar para o governo federal ofícios informando as necessidades do município, que mesmo com poucos recursos vem atuando junto à população com equipes da defesa civil e da assistência social cadastrando as famílias atingidas pelo temporal e com a Secretaria de Obras dando o apoio necessário.
“Hoje decretamos estado de emergência e estamos trabalhando para que o povo tenha minimizados os problemas e recebam toda a nossa atenção. Estamos nas ruas e atendendo os chamados da população. Será muito importante para nós a ajuda do Estado e do governo federal”, disse a prefeita, lelbrando que nos bairros onde a Prefeitura levou infraestrutura de drenagem e pavimentação, não houve registros de alagamentos ou de pessoas desalojadas.