Democracia para os pequenos em Queimados

Escolas da rede municipal elegem chapas de grêmios estudantis

 

Cerca de três mil alunos da rede pública municipal foram às urnas para escolherem seus representantes, uma oportunidade especial de exercer cidadania e democracia. A rede de ensino do município de Queimados realizou pela primeira vez eleições, formando grêmios estudantis em nove escolas com turmas do nono ano. Cerca de três mil alunos foram às urnas para escolher seus representantes e as eleições foram levadas a sério por todos os candidatos e eleitorado. As campanhas eleitorais tiveram direito a panfletagem e corpo a corpo. Até debates foram realizados na véspera das eleições para que os postulantes à presidência expusessem suas propostas. As chapas vencedoras foram conhecidas ainda nesta quarta. Após a apuração voto a voto, os eleitos comemoraram com seus ‘correligionários’.

A Secretaria Municipal de Educação idealizou uma comissão eleitoral formada por alunos e professores. Tudo ocorreu de forma tranquila: “Nós sabemos da importância do grêmio estudantil. É fundamental começar a levar entendimento de cidadania às nossas crianças. De dentro das salas de aula saíram grandes nomes da política do nosso país. Aqui está o futuro do Brasil e este tipo de atividade nas escolas leva uma responsabilidade maior a cada um deles”, ressaltou Lenine Lemos, gestor da pasta.

Na Escola Municipal Joaquim de Freitas, por exemplo, a eleição movimentou a unidade. Foram três chapas concorrendo e a vencedora foi a azul, encabeçada por Emilly Santos (presidente) e Isabella Monteiro (vice), que conseguiu 76% dos votos dos alunos. “Estamos felizes pela vitória, agora vamos lutar por tudo que falamos na campanha, como, por exemplo, estruturar uma rádio e um jornal para facilitar a comunicação entre nós, além de ter um contato mais direto com a secretaria para realizarmos pedidos de melhorias”, disse Emilly.

Pela primeira vez o jovem Guilherme Quaresma, de apenas 14 anos, participou de um pleito eleitoral, mas ele garantiu que seu voto foi consciente. Ele fez questão de analisar as propostas de cada uma das três chapas, participar dos debates para, então, decidir seu voto. “Eu votei nos candidatos que me passaram mais credibilidade e tiveram as melhores propostas para a escola”, ressaltou.

Participaram do pleito as unidades Joaquim de Freitas, Nelson Carneiro, Alberto Pirro, Santo Expedito, Gilvanei da Fonseca, Scintila Excel, Leopoldo Machado, José de Anchieta e Washington Manoel. Cerca de três mil alunos foram às urnas para escolher seus representantes e as eleições foram levadas a sério por todos os candidatos e eleitorado. 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.