Desabamento ocorreu durante enchente de fevereiro e, até hoje, o problema não foi solucionado, o que preocupa os moradores
Uma casa que desabou sobre o córrego que corta o bairro Jardim Nova Era durante a forte chuva que atingiu Paracambi em fevereiro deste ano ainda não foi retirada do local. Moradores afirmaram que os escombros estão represando a água e impedindo o fluxo do rio, o que pode contribuir para novas enchentes na cidade.
Segundo Rayane Gomes, que mora próximo ao local do desabamento, o chão da casa de dois andares cedeu durante as chuvas e a casa de dois andares, que fica às margens do canal, tombou. Com a interrupção do fluxo da água durante a chuva, o esgoto passou a voltar pelas tubulações e adentrar nas casas. “Perdemos todas as nossas coisas, os móveis da sala, do quarto. Só conseguimos salvar as crianças, que estão dormindo no chão até hoje”, relata a moradora.
O casal Erick Patrick e Débora Silva têm um filho de oito meses e moram no bairro há mais de 15 anos. Eles contam que, no dia da tempestade, a água invadiu a casa deles, o que fez com que perdessem todos os móveis. Na época, o filho tinha apenas dois meses e Débora estava recém operada.
Mesmo assim, a mãe precisou pular o muro, pois não era possível abrir o portão por conta da forte correnteza. Erick também pulou o muro, com o filho no colo, para abrigá-lo na casa ao lado.
Segundo eles, o rio não recebia a limpeza necessária e, meses depois da tragédia, segue sem receber. “A gente está com medo. Um dia desses, começou a trovejar e ameaçou chover. Nós ficamos com medo de acontecer de novo, porque estamos traumatizados”, contou Débora a respeito da preocupação com futuras chuvas. “O verão está vindo aí. Do jeito que o rio está, se vier uma chuva como aquela, a gente vai perder tudo de novo”, completou.
*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Paracambi