Queimados ganha palmeiras imperiais em compensação ambiental

Plantio não teve custos aos cofres públicos

 

Quem passou pelo centro de Queimados ontem (14) pode ver uma movimentação diferente na Praça dos Eucaliptos. Dezenas de homens trabalhando, máquinas perfurando o solo e árvores gigantes em cima de carretas foram o cenário no local. Toda essa atividade tem uma boa causa: A Prefeitura, através da secretaria municipal do Ambiente e Defesa dos Animais, começou o plantio de 11 palmeiras imperiais, resultado de uma compensação ambiental pela implantação de duas torres telefônicas no município…

No total, 14 palmeiras imperiais e 47 mudas de ipê-amarelo que serão plantados em diversas localidades do município. A iniciativa, além de beneficiar o meio ambiente, não teve custos aos cofres públicos. Este é o início do programa “Queimados Mais Verde”, iniciativa da Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais que tem o objetivo arborizar vias e logradouros públicos e reflorestar Unidades de Conservação Ambiental.

O prefeito Carlos Vilela e o secretário da pasta, Cacau Nogueira, acompanharam o plantio na Praça dos Eucaliptos, na manhã desta segunda. O gestor municipal falou da importância do plantio. “Sabemos o quanto devemos cuidar do meio ambiente e as cidades, atualmente, sofrem com o desmatamento. A arborização urbana é uma forma de compensarmos os danos causados ao longo dos anos”, destacou o prefeito.

A palmeira imperial, também conhecida como palmeira real, é uma espécie que alcança entre 20 e 30 metros, com folhas que podem chegar a 5 metros. Cacau Nogueira falou onde as árvores serão plantadas: “Recebemos 14 palmeiras que, além da praça, plantaremos as outras três na entrada da cidade. As mudas de ipê-amarelo, nesta fase do projeto, ficarão na Avenida Olímpia Silva”, disse.

A Praça dos Eucaliptos fica no Centro do município e é ponto de encontro dos queimadenses, principalmente aos fins de semana. Local onde acontecem os principais eventos públicos da cidade, principalmente shows e eventos esportivos. Com o plantio, o local terá 20 palmeiras imperiais, beneficiando a natureza e deixando o espaço mais bonito e agradável.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.