Meriti inicia programa de prevenção ao suicídio

Profissionais da prefeitura realizam palestras sobre o tema

A campanha acontece nas escolas (Foto: Beto Franzem

Em referência ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, uma equipe da Prefeitura de São João de Meriti está realizando um ciclo de palestras em escolas para os jovens e adolescentes. Ontem (9), a ação aconteceu no Colégio Estadual Doutor Aníbal Viriato de Azevedo.

As palestras foram realizadas pelas profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Maninho, a coordenadora Camile Figueiredo e a pela psicóloga Juliana Alves, além da psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Jardim Iris, Kelly Manoela.

Na pauta foram tratados assuntos como automutilação, depressão, bullying, solidão, baixa autoestima, os fatores de risco para o suicídio, mitos e verdades, sintomas, entre outros. “É dito que falar é sempre a melhor solução, pois chega uma hora que a pessoa não suporta a dor, o sofrimento e ela precisa saber onde buscar ajuda. Pode ser com familiares, amigos, professores, no Capsi ou Centro de Valorização da Vida pelo número 188”, destacou a coordenadora Camile Figueiredo.

“O Brasil é o oitavo País onde mais se registra suicídio e é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde. Estes dados mostram como isso é sério. Suicídio é um problema de todos’, disse a psicóloga Juliana Alves durante e palestra.

“Chamo atenção para aquelas pessoas que estão passando por um desses processos que podem desencadear a tentativa de suicídio para que busquem ajuda. Não enfrentem sozinhos. As pessoas que passam por isso, na verdade, não querem tirar a própria vida, querem acabar com a dor e com o sofrimento. Busquem ajuda”, finalizou a psicóloga Kelly Manoela.

(Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São João de Meriti)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.