Criança Feliz abraça os pequenos em situação de risco em Magé

Programa já atende a 750 famílias

O apoio tem feito a diferença (Foto: Douglas Lopes)

Implantado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o programa Criança Feliz está funcionando desde julho no município de Magé. O projeto, que foi criado pelo governo federal, tem por finalidade o acompanhamento das famílias e estimular o desenvolvimento das crianças em situação de risco ou vulnerabilidade social no período da primeira infância. A atenção do Criança Feliz já faz a diferença na vidinha de Aylla, de um ano e três meses.

Em todo o município o programa já atende a 750 famílias. “Esse programa está sendo muito importante, porque está ajudando na coordenação motora da minha filha. Essas atividades que a visitadora faz são muito legais, minha pequena está se desenvolvendo, ela é prematura e isso estava atrasando o desenvolvimento dela. Agora, com um mês de atividades, ela já está até andando e quase correndo”, contou aos risos Laís de Andrade, mãe da Aylla.

O Criança Feliz é voltado para crianças de famílias inscritas no CadÚnico, e o acompanhamento é feito da gestação até os três anos. Já as crianças com deficiência são atendidas até aos seis anos. “Inicialmente a gente tenta quebrar o gelo e vamos às casas para apresentar o programa. Depois que a família aceita, realizamos o acompanhamento, quando a gente começa a fazer parte do vínculo familiar. Nosso objetivo é potenciar o momento de união entre as famílias com os filhos e estimular as crianças cada vez mais. Trabalhamos com brinquedos recicláveis, atividades psicomotoras e exercícios para avaliarmos se a criança está fazendo tudo de acordo com aquela idade, se ela tem um déficit ou precisa de mais estímulo para se desenvolver”, explicou a visitadora, Fernanda Cardoso.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.