
Em uma nova fase da operação Virada Ambiental, a Prefeitura de Mangaratiba derrubou três construções irregulares em Itacuruçá esta semana. Uma força-tarefa precisou ser montada após o descumprimento de embargos já realizados anteriormente. Uma ponte de madeira e um muro construído em área de invasão (ao lado da RJ-014) também foram demolidos.
A ação aconteceu para combater o aumento de invasões, construções irregulares e delitos ambientais, bem como o uso ilegal do solo público. Durante a operação, agentes da prefeitura chegaram a ser agredidos pelos invasores, que também arremessaram ferramentas sobre eles.
Todas as construções derrubadas já estavam interditadas e passaram por ampliações, desrespeitando o trabalho realizado anteriormente pela fiscalização. Os responsáveis pelas construções foram notificados, os embargos reaplicados e dezenas de equipamentos apreendidos, tais como: britadeira, marretas, martelos, além de furadeiras, máquina de solda, cavadeira, entre outros. A “Virada Ambiental” é um trabalho conjunto realizado por equipes das secretarias de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Segurança e Trânsito, Obras e Infraestrutura, além de agentes da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), e do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal, para ordenar o solo público da cidade.