
Reunindo órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Inea e o Instituto Rio Metrópole (IRM), o governador Claudio da Castro criou a Comissão da Chuva, para acompanhar a situação nos municípios mais atingidos e ajudar o prefeito das cidades afetadas pelo temporal que desabou sobre o estado na tarde deste sábado (21). “Alguns bairros de Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, Petrópolis, Mangaratiba e Rio das Ostras foram muito afetados. Estamos em estado de alerta”, disse o presidente do IRM, David Perini Vermelho.
Em Nova Iguaçu o bairro Caioaba foi um dos mais atingidos. No final da tarde o Sistema Alerta Rio, da Prefeitura, emitiu aviso meteorológico com previsão de pancadas de chuva moderada a forte, com possibilidade de raios. Já a Defesa Civil estadual alerta que são esperadas chuvas de intensidade moderada a muito forte até o início da madrugada, com as regiões da Costa Verde, Sul, capital, Baixada Fluminense, Serrana e Metropolitana podendo ser as mais atingidas.
O órgão alerta ainda para o perigo de deslizamento nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São Gonçalo, Angra dos Reis, Petrópolis e Niterói. A orientação é para que os moradores busquem abrigo em locais seguros.