Operação Lei Seca reforça ações durante o Carnaval

A fiscalização será feita também durante o dia


A Operação Lei Seca vai reforçar as ações de fiscalização e conscientização durante o Carnaval. O esquema especial, que será iniciado nesta sexta-feira (21) e vai até a quarta-feira de cinzas (26), vai contar com todo o efetivo nas ruas. Serão realizadas ao todo 90 ações neste período, inclusive durante o dia, nas saídas dos blocos de rua, das praias e cachoeiras do estado. As operações acontecerão na capital, região Metropolitana e interior.

“Além da blitz de fiscalização, já conhecida dos motoristas, este ano teremos as operações móveis da Lei Seca e vamos intensificar também as ações educativas nos maiores blocos de carnaval. A ideia é alertar os foliões sobre a importância de voltar para casa em segurança. Lembrando sempre: Nunca Dirija Depois de beber!”, explica o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues.

As equipes de educação estarão nos blocos de rua com maior concentração de pessoas para alertar sobre o perigo da mistura entre álcool e direção, dentre eles: Banda Cultural do Jiló (sexta-feira), Bloco dos Aposentados (sexta-feira), Banda de Ipanema (sábado), Cordão da Bola Preta (sábado), Simpatia é Quase Amor (domingo), Cordão do Boitatá (domingo), Toca Raul (domingo), Sargento Pimenta (segunda), Banda de Ipanema Infantil (segunda), Largo do Machadinho Mas não Largo do Suquinho (segunda), Orquestra Voadora (terça) e Fervo da Lud (terça).

 “Este ano ficaremos mais horas nas ruas e estaremos presente em mais locais devido a operação móvel. Teremos as blitzes fixas diurnas e noturnas e as operações móveis também de dia e de noite. O nosso objetivo é salvar vidas e proporcionar mais segurança ao folião na volta para casa”, explicou o superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marcelo Rocha.

Ação na Sapucaí –  A Operação Lei Seca estará na Sapucaí, pelo terceiro ano consecutivo, para realizar o teste do bafômetro nos motoristas dos carros alegóricos, em todos os dias de desfile, a fim de prevenir possíveis acidentes como o ocorrido em 2017. Nos anos anteriores a testagem dos motoristas utilizando o etilômetro deu negativa para a ingestão de bebida alcoólica.

As equipes de educação também estarão na Sapucaí para reforçar o recado da Lei Seca para o público que for prestigiar a maior festa popular do mundo.

Balanço dos anos anteriores –  No ano passado 4.641 motoristas foram abordados pela Lei Seca no período do Carnaval em 44 ações de fiscalização. Do total de abordagens, 263 motoristas apresentaram sinais de embriaguez.

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo e Relações Institucionais, é um programa educativo e de fiscalização, de caráter permanente, que foi lançado em 19 de março de 2009. Desde então, até o dia 16 de fevereiro de 2020, foram realizadas 24.731 blitzes de fiscalização, 3.385.100 motoristas foram abordados e detectados 209.436 casos de alcoolemia.

(Com a Assessoria de Comunicação do Governo Estadual)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.