Segurança nada presente em Meriti

 “Foi só encenação para deputado. O governo estadual despiu um santo para vestir outro”, reclamam por lá

Quem circula pelo centro de Nova Iguaçu se sente hoje mais seguro, graças ao programa Segurança Presente, também baseado em bairros periféricos do município, ao contrário de São João de Meriti onde, na última quinta-feira (5), foi lançada uma base do programa que, de acordo com comerciantes e lideranças comunitárias, não mudou em nada a situação. Reclamam que não houve reforço de fato no policiamento, já que não foram feitas contratações ou transferência de agentes de outras unidades, e estariam sendo empregados 46 policiais e duas viaturas do batalhão local. “A única diferença está no colete”, diz um comerciante de Vilar dos Teles.

Marcado por vaias, o lançamento do Segurança Presente em São João de Meriti foi um fiasco, dizem alguns políticos, que responsabilizam um aliado do ex-governador Anthony Garotinho pela desorganização que contaminou o evento, pelo uso político da solenidade e o não reforço no policiamento.

O programa é coordenado pelo secretário de Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues, que teria atropelado o ritmo supostamente para favorecer politicamente um grupo de sua preferência. Cleiton é visto como braço de Garotinho no governo estadual, e teria agido para dar palanque a pré-candidaturas contra o prefeito da cidade, João Ferreira Neto, a quem Garotinho tem atacado ultimamente. O nome preferido do ex-governador – que está inelegível e fora de qualquer disputa direta nas urnas – em Meriti seria o deputado estadual Giovani Leite de Abreu, o Ratinho.

“Inauguraram uma base que atente os pontos mais seguros da cidade. Como ficam os moradores e comerciantes de Coelho da Rocha, por exemplo?. Despiram um santo para vestir outro”, diz um comerciante do bairro.

O prefeito João Ferreira Neto, Dr. João, busca a implantação de pelo menos mais uma base ainda este ano, para que a população possa sentir os efeitos do programa. O governador Wilson Witzel, por sua vez, afirmou durante o ato de lançamento do programa na cidade, que reforçou o efetivo do 21º BPM com 40 viaturas e 70 policiais, mas a insatisfação de insegurança é a mesma em bairros como Éden, São Mateus, Coelho da Rocha.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.