Belford Roxo decreta situação de emergência e disponibiliza quatro unidades de saúde terão 208 leitos para atender casos de Covid-19

Waguinho (centro) anunciou as medidas na tarde de ontem

O município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, está em situação de emergência desde ontem (19). Decreto neste sentido foi assinado pelo prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho,  visando o enfrentamento da propagação decorrente do coronavírus. Também foi decretada a requisição da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora da Glória, para aumentar o número de leitos para tratar pacientes que resultarem positivos para o coronavírus. Estão sendo disponibilizados, ao todo, 181 leitos clínicos e 27 de UTIs, no Hospital Municipal, Hospital Fluminense,  UPA Bom Pastor, UPA Lote XV e Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora da Glória (Centro).

“É com o olhar de responsabilidade, comprometimento e sensibilidade que digo que estamos enfrentando uma crise mundial, e queremos dizer à população de Belford Roxo que estamos organizados e nos preparando para dar a assistência necessária para que todos os cidadãos tenham o melhor atendimento possível”, disse o prefeito.

A orientação é para que os moradores não transitem pelas praças e ruas da cidade. Agentes da  Segurança Pública municipal estão nas vias orientando  sobre a importância de evitar aglomerações. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Belford Roxo registrou até ontem 13 casos suspeitos. Quatro foram descartados e nove aguardam análise confirmatória.

Entre as medidas adotadas pela Prefeitura estão a dispensa do local de trabalho das servidoras grávidas e os servidores acima de 60 anos; suspensão, por 15 dias, de eventos eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas. Também foram suspensas as aulas nas escolas públicas e particulares pelo mesmo período.

Bares, restaurantes e lanchonetes funcionarão com 30% da capacidade de lotação, shopping centers e academias não funcionam e os ônibus deverão trafegar com 50% da capacidade de passageiros e, quando possível, com janelas abertas para que o ar circule.

A Prefeitura suspender as férias dos  servidores da Secretaria Municipal de Saúde e reduziu o horário de funcionamento dos órgãos municipais, que passam a atender das 10h às 16h.                

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.