Formada pelos municípios de Itaguaí, Paracambi, Seropédica, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé e Guapimirim, com um universo de cerca de quatro milhões de habitantes, a Baixada Fluminense, região mais carente do estado do Rio de Janeiro, registrou até agora apenas um caso de contaminação pelo coronavírus. De acordo com o último boletim oficial – divulgado ontem (22), são 186 casos confirmados no estado, com três óbitos e dez mortes ainda sob investigação.
Pelos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira: Rio de Janeiro – 168, Niterói – 10, Petrópolis – 3, Barra Mansa – 1, Guapimirim – 1, Miguel Pereira – 1 e dois vindos do exterior.
Ainda de acordo com a Secretaria, “entre os casos confirmados e suspeitos internados, 15 estão em leitos clínicos, 17 em leitos intensivos e os demais encontram-se em isolamento domiciliar.
As mortes, revelam ainda os registros oficiais, ocorreram em Petrópolis, Miguel Pereira e Niterói, e todas as vítimas eram idosas e apresentavam comorbidades, sendo classificadas como grupo de risco para a Covid-19.