Meriti garante a continuidade das aulas com ensino on-line

As atividades são disponibilizadas semanalmente

O conteúdo é disponibilizado nas páginas das escolas, no Facebook

A Secretaria de Educação de São João de Meriti adotou o ensino on-line para dar continuidade ao ano letivo e não prejudicar os alunos da rede municipal. As atividades estão sendo transmitidas por redes sociais, com interação entre professores e alunos. Devido ao isolamento social imposto por conta dos riscos de contaminação pelo coronavírus as aulas presenciais permanecem suspensas, entretanto, cada uma das 64 unidades de ensino do município administra uma página no Facebook,  para que alunos e responsáveis visualizem, imprimam  ou reproduzam no caderno.

A migração do ambiente  físico para o ambiente virtual tem o objetivo de manter o  fluxo de ensino, gerindo a grade preparada pelos professores. De acordo com a Prefeitura, a página da Secretaria de Educação no site oficial do município já passou de 19 mil acessos. Nela os alunos e responsáveis encontram  conteúdo didático voltado para as turmas de Educação Infantil, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Os estudantes também são orientados a participarem de um grupo no WhatsApp, sendo tutelados pelos responsáveis. Nesta ferramenta os alunos podem tirar suas dúvidas, fazer perguntas, enviar tarefas e manter contato com a escola e com seu corpo pedagógico, além de receberem o conteúdo do site referente a sua fase escolar.

Como funciona – Cada aluno procura a página da sua escola no Facebook, passa a acompanhar as aulas e, com o acompanhamento de seus responsáveis, participa do grupo no WhatsApp. Os professores, diretores e demais membros do corpo técnico das unidades acompanham os alunos, sempre com horários flexíveis para responderem as demandas.

“É uma novidade para todos, ninguém estava preparado para isso, mas tínhamos que ter calma e nos adaptar, jamais imaginei que ia pedir a eles que usassem celular, mas isso é uma nova fase no ensino”,  diz a diretora da Escola Municipal Jansen de Melo, Sheila Barros. Segundo ela, o objetivo inicial era ajudar os pais durante a quarentena, porém o projeto aumentou.

Alunos especiais – A rede municipal de ensino possui alunos com necessidades especiais, e nestes casos, uma atenção extra é ofertada aos responsáveis. O corpo docente entra em contato com eles e propõe a atividade de acordo com a necessidade de cada aluno, promovendo assim a inclusão e abraçando a todos. Vale lembrar que uma das unidades que vem trabalhando com o ambiente virtual é o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.