Prefeitura de Caxias não consegue pagar salários em dia, mas decidiu assumir a gestão do Hospital de Saracuruna e entregá-lo a uma cooperativa

O Hospital de Saracuruna deverá ser entregue à Cooperativa Renacoop

Os servidores ativos e inativos do município de Duque de Caxias não tem mais dia certo para receberem o salário. Até ontem (15), apenas o pessoal da Educação tinha recebido o vencimento de maio completo, ainda assim o prefeito Washington Reis resolveu assumir a administração do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, o Hospital de Saracuruna, cujos funcionários não recebem desde abril. O mês de maio também foi pago a 64,70% dos aposentados e pensionistas, mas servidores de outras secretarias ainda não sabem quando o dinheiro vai cair em suas contas, e também não foram informados sobre o pagamento de junho.

A Secretaria Municipal de Saúde tomou posse do hospital estadual na manhã desta quinta-feira (16). A unidade era gerida pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), que anunciou que vai recorrer à Justiça para receber do governo estadual uma dívida de R$ 38 milhões. Em nota a direção do instituto afirmou que foi pega de surpresa com o acordo com a Prefeitura e que tomará providências nesse sentido.

Outra OS – Apesar de a Secretaria de Saúde de Duque de Caxias tomar à frente, a gestão do Hospital de Saracuruna deverá ficar mesmo é sob administração terceirizada. A informação dada agora há pouco é de que a Renascer Cooperativa de Trabalho (Renacoop), velha conhecida da Justiça do Trabalho deverá ser encarregada do HEAPN.

A Renacoop é ré em mais de 500 processos trabalhistas, cerca de 300 deles em varas de Duque de Caxias. São reclamações de funcionários que ficaram sem salários e verbas rescisórias. Ela também responde a processos trabalhistas ajuizados por pessoal contratado por ela para atuar em Mesquita.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.