Fechados sete templos da Universal em Angola: seita do bispo Macedo é investigada por fraude fiscal e outros crimes no país africano

A Universal é comandada em Angola pelo bispo Honorilton Gonçalves – Foto: Angola 24 horas

Depois de perder cerca de 300 bispos em Angola, a Igreja Universal do Reino de Deus, seita criada no Brasil pelo bispo Edir Macedo, teve seis templos fechados naquele pais africano. A IURD é investigada pela procuradoria-geral angolana por fraude fiscal e seus templos serão administrados agora pelo Instituto Nacional dos Assuntos Religiosos (Inar), órgão do Ministério da Cultura.

De acordo com o procurador-geral Alvaro Silva João, “há indícios suficientes da prática de delitos como associação criminosa, fraude fiscal, exportação ilícita de capitais, abuso de confiança e outros atos ilegais”.

A Universal começou a atuar em Angola em 1992. O responsável pela IURD angolana é o bispo Honorilton Gonçalves, que desde novembro de 2019 enfrenta uma forte dissidência, que já comanda 80 templos em Luanda e em províncias próximas. Ele também comanda a seita em Moçambique.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.