Elizeu Pires

Durante mais de 30 anos Magé descartou resíduos sólidos num lixão localizado em Bongaba, na entrada de Piabetá e as autoridades nunca demonstraram preocupação com isso. Em 2010 a área passou por obras de remediação e proteção para impermeabilização do solo e foi transformada em aterro sanitário, depois em Central de Tratamento de Lixo.
O que foi feito para amenizar os danos ambientais parece é ter despertado as autoridades. Na véspera do Natal o Instituto Estadual do Ambiente resolveu interditar a área que vinha sendo usada como estação de transbordo, e o resultado é desastroso: ruas sujas com a coleta deficiente.
Na manhã deste sábado (26) o prefeito Rafael Santos de Souza, Rafael Tubarão, esteve na sede do Inea, e como forma de repúdio a interdição do aterro sanitário despejou um caminhão de lixo na porta da instituição.
“Tomamos as medidas cabíveis e estamos retomando a coleta parcialmente. Entramos com ação durante o plantão do judiciário e estamos a guardando uma resposta rápida”, afirmou o prefeito.