Rio reafirma protagonismo na produção de petróleo e gás no Brasil

Estado saltou de 66,9% para 79,3% da prospecção nacional

O estado do Rio de Janeiro reafirmou o protagonismo na produção de petróleo e gás no Brasil. De acordo com dados do Boletim Anual de Produção 2020 da Agência Nacional do Petróleo (ANP), em 2016, o estado fluminense correspondia a 66,9% da produção nacional de petróleo e, em 2020, responde por 79,3%. O mesmo aconteceu com o gás natural – 43,8%, em 2016 e, em 2020, 55,8% de todo produzido nacionalmente. “Os números falam por si e reforçam a potencialidade do nosso estado no setor energético. O governo do estadual tem atuado para atrair cada vez mais empresas, principalmente para a região Norte Fluminense. Trabalhamos para nos consolidarmos como o maior hub energético do país, gerando emprego e renda para a população do estado”, ressaltou o governador em exercício Cláudio Castro.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Leonardo Soares, os números reforçam o potencial natural do Rio para o desenvolvimento de toda cadeia do setor de energia. “O Rio de Janeiro já é um hub energético nacional, e com todos os projetos que virão, continuará mantendo esse protagonismo”, afirmou.

O volume de gás natural produzido em campos de petróleo localizados no litoral norte do Rio de Janeiro e os empreendimentos localizados na região Norte Fluminense, em especial no entorno do Porto do Açu, representam uma oportunidade única para o estado. “Temos uma grande oportunidade para reindustrialização do estado a partir do gás natural”, completou o secretário.

(Com a Assessoria de Comunicação do Governo do Rio de Janeiro)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.