Elizeu Pires
Quantos veículos e máquinas compõem a frota da Prefeitura de Valença? Ao que parece a própria administração não saberia responder. Pelo menos é o que sugere o fato de um requerimento apresentado no dia 23 de fevereiro pelo vereador Ailtom Geraldo Batista da Silva ainda não ter sido respondido. Se o parlamentar não obtém resposta, os contribuintes mais atentos dessa cidade do Sul do estado do Rio de Janeiro têm conhecimento da estimativa de gastos com a manutenção preventiva e corretiva com ela, R$ 4,5 milhões em um ano, embora a quantidade de veículos e máquinas a receber tais serviços ainda não seja por eles conhecida.
No requerimento o vereador pediu a listagem de todos os veículos, e, para não deixar dúvidas, especificou bem: “carros, motos, caminhões, máquina, tratores, etc”. Perguntou também quantos estão em atividade, quantos estão em conserto e quantos estão baixados (fora de uso). O parlamentar indaga ainda a quantidade de veículos alugados e o valor pago pela locação. Ele também pediu cópias dos contratos nos casos de aluguel.
A manutenção da frota ainda sem tamanho divulgado está a cargo da Oficina Irmãos Ávila, empresa declarada vencedora do Pregão Presencial 028/2020, cujo objeto é a “prestação do serviço de manutenção preventiva e corretiva de máquinas agrícola entre outros veículos pesados da frota do município de Valença”. O resultado – com valor global de R$ 4.569.400,65 – foi homologado pelo prefeito Luiz Fernando Graça no dia 5 de janeiro deste ano.
*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Valença e da Câmara de Vereadores.
Matérias relacionadas:
Afirmações ou suposições serão relevantes quando chegarmos a uma auditoria conclusiva de tais atos ocorrem de forma lesiva ao patrimônio público .