DER ainda não cancelou a totalidade das multas irregulares de arapuca desativada em Guapimirim, que registrava até infração não cometida

Elizeu Pires

A arapuca do DER foi retirada no final de fevereiro, mas a maior parte das multas aplicadas através dela continua no sistema

Lá se vão dois meses e sete dias desde a desativação de um equipamento que ficava escondido e multava mesmo com o sinal verde, mas o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) ainda não cumpriu a promessa de cancelar todas as multas aplicadas através dele até o dia 7 de janeiro de 2021. Quem foi autuado entre 15 e 30 de dezembro do ano passado já teve a infração anulada, mas a maioria das anteriores continua no sistema.

Um radar fixo foi instalado de forma irregular no início da Estrada RJ-122, na entrada de Parada Modelo, no município de Guapimirim, para registrar avanço de sinal e punir os condutores de veículos com infração gravíssima (sete pontos na carteira), se constituindo numa verdadeira armadilha, pois multava até quem passasse por ele com o sinal verde. Apesar das muitas reclamações, o DER não tomava providências nem anulava uma multa sequer, mesmo com a comprovação de que as infrações eram registradas irregularmente e, em alguns casos, até sem terem sido cometidas.

Foi preciso a interferência da Prefeitura, isso depois de varias manifestações no local. No dia 26 de fevereiro o equipamento foi retirado pela empresa que opera a fiscalização eletrônica, e o DER estipulou um prazo de dez dias para anular as multas aplicadas até dia 7 de janeiro e anunciou que as emitidas depois dessa data não seriam  enviadas aos donos dos carros multados. A estimativa era de que cerca de 20 mil multas registradas naquele ponto seriam anuladas.

*O espaço está disponível para manifestação do DER-RJ.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.