Boa para prender mulher que reclama de entrega do I-Food, PM de Nova Iguaçu não põe medo nos traficantes que dominam vários bairros no município

● Elizeu Pires

Os traficantes que dominam a periferia de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, controlando entrada e saída dos moradores, decretando toque de recolher e tocando o terror, não devem estar nada preocupados com o desempenho da Polícia Militar. É que desde que o tenente-coronel Marco Antonio Santos de Melo assumiu o comando do 20º Batalhão a coisa só vem piorando no município em relação à segurança.

Melo deixou o Batalhão de Duque de Caxias (15º) em outubro do ano passado para substituir um comando operacional que colocava seus policiais para enfrentar a bandidagem, reduzindo em muito os índices de violência nos bairros periféricos. O mais interessante é que Marco Antonio é apontado como o homem que reduziu a criminalidade em Caxias, ficando em primeiro lugar em 2019 e em segundo no ano seguinte, enquanto em Nova Iguaçu os traficantes parecem não ter mais uma polícia a temer desde o que o “xerife” de Caxias chegou à cidade.

Hoje, em vez de operações e rondas ostensivas dia e noite, as viaturas ficam baseadas em pontos definidos, com os policiais correndo o risco de serem surpreendidos pelas costas, como já ocorreu. Para algumas lideranças comunitárias locais, antes da chegada de Melo a Polícia Militar era muito mais presente. Dizem que os traficantes até que tentavam, mas havia sempre uma tropa valente para lhes colocar no devido lugar.

O que se comenta nos ambientes políticos da cidade é que não adianta reclamar do comando da PM em Nova Iguaçu com o comandante geral da corporação e pedir a substituição porque eles são amigos e não haverá substituição tão cedo.

Imagem queimada – Chamuscada já há algum tempo, a imagem da Polícia Militar em Nova Iguaçu ficou tostada esta semana pela ação de um agente do 20º BPM que entrou no Hospital de Campanha para prender – sem mandado judicial ou coisa parecida – uma profissional de saúde que cometeu o crime de reclamar da comida entregue por e um motoboy que trabalha para um restaurante da cidade.

A profissional pediu o almoço pelo aplicativo iFood e não gostou do que lhe fora entregue. O pedido acabou cancelado, o entregador ficou sem receber e resolveu pedir ajuda a uma guarnição do 20º BPM, o que gerou toda a confusão, com a mulher sendo arrastada a força até 52ª DP. Sobre o caso, a PM disse que “o policial usou os meios necessários pra conduzir a pessoa até a delegacia”.

Ótimo! Seria muito bom para os moradores dos bairros pobres de Nova Iguaçu que comando do 20º BPM orientasse a seus comandados nos sentido usar os meios necessários para prender a bandidagem que está fazendo o que quer, a hora que bem entende sem ser importunada.

*O espaço está aberto para manifestação do comando geral da PMERJ.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.