● Elizeu Pires
O que seria motivo de comemoração virou preocupação. A revitalização da RJ-138, estrada que liga o centro de Araruama ao distrito de São Vicente de Paulo, há tanto reivindicada, virou alvo de queixas por conta da falta de cuidados da empresa contratada para tal, a Onix Serviços, controlada pelo empresário Alexandre Miranda, o Alê – citado em algumas investigações -, que passou a ser o queridinho do governo estadual na gestão do governador Claudio Castro, obtendo – entre estado e municípios – cerca de R$ 500 milhões em contratos.
As reclamações contra os procedimentos da empreiteira são tantas que o presidente da Câmara de Vereadores de Araruama, Julio Cesar dos Santos, enviou ofício ao governo do estado, através do qual convoca Uran Cintra de Andrade, secretário de cidades, par dar explicações sobre o mau andamento da obra.
Pelo que está no contrato a revitalização dos 17 quilômetros da RJ-138 vai levar noves meses e custar R$ 2.929.024,00. Só que, a julgar pelas queixas de quem é obrigado a transitar pela via, o prazo não será cumprido, pois os serviços estariam sendo tocados muito lentamente. Além disso, apontam, os perigos gerados pela obra seriam ainda maiores que os riscos oferecidos pelos buracos, uma vez que a empresa encarregada tem descuidado da sinalização.
*O espaço está aberto para manifestação da Secretaria Estadual de Cidades e da empresa encarregada.