Nova Iguaçu terá de reduzir gastos com servidores

TCE constata déficit financeiro nas contas de 2013 e despesa com pessoal acima o limite fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal do segundo quadrimestre

Ao que parece os dez anos passados longe da Prefeitura fizeram o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB), perder a mão. É isso que sugerem os alertas, ressalvas e as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) no processo de prestação de contas referente ao exercício de 2013. O tribunal aprovou as contas, mas apontou irregularidades graves que precisam ser sanadas. Bornier governou Nova Iguaçu de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000, foi reeleito para mais quatro anos, mas deixou o cargo no dia 31 de março de 2002 para candidatar-se ao quarto mandato de deputado federal e voltou a ser eleito prefeito em 2012, derrotando a prefeita Sheila Gama (PDT), que tentava a reeleição.

De acordo com o relator do processo, conselheiro José Graciosa, o município excedeu o limite de 54% da receita corrente líquida fixados para pagamento dos servidores. Isso aconteceu no segundo quadrimestre de 2013. Graciosa também recomendou que a Prefeitura “aplique de forma mais consciente os recursos dos royalties, de preferência em ações e programas que promovam o desenvolvimento sustentável da economia local”. Foi apontado anda um déficit financeiro de R$ 21,7 milhões nas contas do município, sendo R$ 1,2 milhão na previdência do funcionalismo, gerida pelo Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu (Previne).

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.