
Projeto Memória Viva vai atuar na recuperação de construções históricas
Com a finalidade de garantir a proteção da memória social e da identidade cultural dos moradores de Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva (Núcleo Duque de Caxias), o Ministério Público Estadual lançou o Projeto Memória Viva. Na primeira fase peritos do Ministério Público vão auxiliar o historiador Genesis Torres na identificação dos bens de relevância histórica e cultural.
Segundo o promotor de Justiça José Marinho Paulo Júnior, criador do projeto, “a Baixada Fluminense foi não apenas rota de passagem para a Família Real e sua corte, mas potencialmente produtora de gêneros alimentícios para o Rio de Janeiro, onde se estabeleceram fazendas e comunidades no seu entorno com eminente contribuição histórico-cultural”.
A partir do projeto o Ministério Público vai buscar apoio das Prefeituras e Câmaras Municipais para realizar o tombamento e a recuperação dos bens de interesse histórico-cultural para os habitantes desses municípios. Em etapa final, se necessário, a promotoria de Justiça ajuizará ações para recuperação e proteção do patrimônio histórico-cultural local e para responsabilização de eventuais responsáveis por sua deterioração.